Tudo começou de forma bastante simples. Tina Stoklosa, uma decoradora de interiores natural de Varsóvia, Polónia, decidiu fazer um detox antes do Natal, em dezembro de 2013. Com peso a mais durante toda a sua vida adulta, e a viver constantemente entre períodos de dieta e de comer compulsivamente, a mulher de 39 anos estava à procura de uma receita de um sumo verde quando se deparou na internet com a história de uma rapariga que só comia fruta.

Intrigada, a polaca continuou a pesquisar e encontrou, também online, um grupo de pessoas que seguia o mesmo regime alimentar e que se apelidavam a eles próprios de frugívoros. "A maior parte deles tinha um aspeto incrivelmente saudável e tinham tanta energia que alguns até se tornaram atletas. Decidi experimentar, e só comi fruta durante uma semana antes do Natal", relata ao "The Sun".

Tina Stoklosa sentiu-se incrível nessa semana, viu resultados, mas caiu em tentação pouco depois: "Estava mais leve, otimista, apaixonada por tudo. Só a parte psicológica da dieta valeu a pena, a forma como me fez sentir. Decidi que nunca mais ia comer 'normalmente', mas nos primeiros dois anos acabei por consumir refeições cozinhadas centenas de vezes".

Frugivorismo. Há seis meses que Vanessa José só come fruta
Frugivorismo. Há seis meses que Vanessa José só come fruta
Ver artigo

Decidida a voltar a ter este estilo de vida, a decoradora de interiores mudou-se para Bali, onde descobriu várias frutas exóticas, tornou-se 100% frugívora e ainda encontrou o amor junto de Simon Beun, 26, natural de Izegem, Bélgica. O agora noivo de Tina Stoklosa, que já era vegan, tornou-se frugívero assim que conheceu a polaca e descreve a transição para este regime alimentar como "muito fácil": "Senti-me fantástico, a minha corrida melhorou imenso e nunca me arrependi".

Para além de seguir esta dieta, que os faz consumir duas a quatro mil calorias por dia (e chegam a comer 30 bananas num só dia), o casal não lava os dentes há dois anos — afirmam que não precisam, uma vez que as fibras da fruta limpam os dentes.

Mas esta não é a única afirmação polémica que fazem: Tina Stoklosa e Simon Beun defendem que o frugivorismo pode curar o cancro, a depressão e doenças crónicas. "Também cura todas as questões relacionadas com problemas digestivos crónicos. Existem centenas de relatos de pessoas que se curaram do cancro por causa deste regime alimentar", salienta a polaca.

Entre os benefícios desta dieta, Tina Stoklosa salienta a perda de peso — desde que se tornou frugívora, a decoradora de interiores perdeu cerca de 30 quilos, passou de um tamanho 44 para o 36, e tem conseguido manter o peso sem problemas. Para além disto, a polaca também refere as melhorias ao nível da qualidade de sono e energia, e os ganhos financeiros.

"Poupamos imenso dinheiro em seguros de saúde, medicamentos, álcool, equipamentos de cozinha e ingredientes, e até em produtos de cosmética. Assim que introduzes o minimalismo na tua dieta, isso espalha-se para outras áreas da vida", conta Tina Stoklosa, atualmente grávida de 36 semanas.

A polaca refere ainda que podem surgir grandes benefícios de apenas uma pequena mudança: "Se só quiser mudar uma coisa, comece a comer só fruta ao pequeno-almoço, vai sentir-se melhor de imediato. Assim que se adaptar, comece também a comer fruta ao almoço. Se tem alguma doença séria ou excesso de peso, considere fazer este regime durante 30 dias e vejo os resultados".

Tina Stoklosa e Simon Beun têm um canal de YouTube, "Fit Shortie Eats", onde partilham histórias das suas buscas por frutas exóticas, e revelam um pouco do seu estilo de vida.