Há quem refira que a limpeza é grande amiga do mindfulness. Apesar de a simples ideia de ter de reverter o caos poder ser absolutamente odiosa, quando ganhamos coragem e acionamos o modo limpar-a-casa entramos numa espécie de estado meditativo, capaz de puxar a reflexão. É como diz à MAGG a psicóloga Filipa Jardim Silva: "Ordenar uma casa, embora seja uma atividade externa, tende a trabalhar simbolicamente o nosso interior. "

Por isso, varrer, lavar, organizar e selecionar é capaz de dar ordem à cabeça, à vida e ao espaço. "Se olharmos para a nossa casa como uma extensão de nós, então de alguma forma a maneira como a casa estiver organizada tenderá a espelhar algo sobre nós e, ao mesmo tempo, a criar um impacto no nosso estado de espírito, na nossa produtividade e na nossa saúde global."

Por outro lado, uma casa desarrumada "tende a produzir ansiedade", porque perdemos mais tempo e mais energia. No nosso próprio espaço, sentimo-nos "inquietos" e com "menos vontade de receber pessoas".

Segundo a especialista, uma casa organizada traz-nos seis benefícios práticos essenciais:

  • Otimizar o nosso tempo, porque sabemos onde está tudo;
  • Economizar dinheiro, porque temos sempre a perspetiva do que já temos e do que realmente precisamos;
  • Potenciar a criatividade, porque num espaço fluído tende a surgir mais inspiração para criar, seja o que for;
  • Praticar o desapego, privilegiando o apego pelas experiências numa dimensão 'ser' e não por objetos numa dimensão "ter";
  • Favorecer a socialização, porque uma casa arrumada convida a amigos;
  • Respirar melhor, porque uma casa com menos coisas ajuda a que seja também uma casa mais limpa.

“A perturbação obsessivo compulsiva é uma doença debilitante que se caracteriza pelo aparecimento de pensamentos — obsessões — recorrentes e indesejados, que tendem a causar ansiedade e/ou comportamentos repetitivos, irracionais e ritualistas que as pessoas se sentem impelidas a efetuar — compulsões”, explica a psicóloga.

“As obsessões mais comuns prendem-se com a ideia da sujidade, da existência de germes e o receio de ser contaminado. Também é frequente a preocupação exagerada pela ordem e simetria. Quanto às compulsões, são muito recorrentes os rituais de limpeza e verificação, assim como as lavagens excessivas — em especial as mãos e no banho. Nestas situações a organização e/ou limpeza da casa passa a ser o foco principal, em que todos os pensamentos giram em torno desta necessidade, gerando uma incapacitação no funcionamento regular.”

Catarina Beato é autora do blogue “Dias de uma Princesa”, que venceu na categoria família o concurso blogues do ano. Apesar de os seus posts mostrarem a vida com os três filhos, e refletirem sobre outras questões adjacentes à maternidade, o lema “viver mais com menos” é recorrente nos seus títulos e nos seus textos. Adepta daquilo a que chama “destralhar”, não é amiga do consumismo exacerbado e poucas coisas a perturbam mais do que a desorganização. “Ter a casa arrumada permite-me descansar a cabeça”, diz.

Apesar de não o ser de forma exclusiva (como outras), poderá ser considerada uma “cleanfluencer” portuguesa, denominação criada pelo “The Guardian” e que se refere às influenciadoras digitais que dedicam as suas páginas à casa — e que ganharam maior destaque depois de o sucesso da série da japonesa Marie Kondo, "Tidying Up with Marie Kondo", da Netflix.

“Se compro uma coisa, tenho que dar ou vender duas. Faço desafios para conseguir viver uma semana ou um mês só com vendas no OLX”, explica à MAGG a blogger. A brincar (ou a sério), Catarina Beato diz que tem um “ligeiro transtorno obsessivo”, o que faz com que  consiga “ter o inventário de tudo.” Resultado: “Há poupança de tempo na procura e dinheiro, porque não vou comprar uma coisa que já tenho.”

Filipa Pinto da Silva, do blogue “Slower”, defende os princípios para uma vida mais lenta, contrários às rotinas em que tudo se encavalita e se esquece. Nesta página dedica uma secção à casa, onde o minimalismo — que permite uma organização muito mais funcional — é a palavra de ordem. "Não sou nenhuma mártir, mas tento ter um consumo consciente e ponderado", diz à MAGG, explicando que, se fizer mesmo falta, compra. Ela cita o autor norte-americano Henry David para explicar a importância deste desafio. "A riqueza de um homem é proporcional, não ao número de bens que ele pode possuir, mas ao número de coisas a que ele pode renunciar.”

Lá fora, há contas de Instagram que se dedicam exclusivamente à casa e às limpezas. São mulheres que as assinam. E são, maioritariamente, mulheres que as seguem. Poderão estas páginas reforçar estereótipos que andamos a tentar quebrar, aqueles que colocam a mulher como detentora das responsabilidades domésticas?

Talvez. Gemma Bray, uma cleanfluencer inglesa, diz ao "The Guardian", que o importante é envolver a família toda nas atividades. Os filhos e o marido ajudam nas tarefas. "Partilho conteúdo dos meus filhos a lavarem a loiça", diz. "O meu marido passa a sua roupa a ferro. Falo muito sobre a importância do esforço de equipa e quero que os meus filhos se mexam."

A MAGG reuniu 7 páginas de cleanfluencers para seguir no Instagram.

5 truques e dicas de "Ordem na Casa com Marie Kondo"
5 truques e dicas de "Ordem na Casa com Marie Kondo"
Ver artigo

Mrs. Hinch

Cleanfluencers. O paraíso das limpezas em 7 contas de Instagram

Sophie Hinchcliffe tem 1,7 milhões de seguidores na conta Mrs. Hinch. Não estão à espera de ver conjuntos de roupa para se inspirarem, destinos de férias, cocktails ou aquilo que está a dar no universo dos brunches. Quem segue a inglesa, natural de Essex, de 28 anos, sabe que é na casa que está a tónica. Sempre arrumada, muito branca e cinzenta. A forma de influenciar aqui passa por sugerir artigos para a casa, coisas que a tornem mais confortável. Não sabemos se o minimalismo será o termo que melhor a define, mas arrumação poderá muito bem ser um deles. A influenciadora criou até uma espécie de gíria relativa às limpezas. “Hinch”, por exemplo, significa limpeza. Os seus seguidores são o “hincharmy” e o sítio onde guarda todos os seus produtos de limpeza chama-se Narnia.

Lynsey_Queen of Clean

Cleanfluencers. O paraíso das limpezas em 7 contas de Instagram

Mais uma britânica. Lynsey, da conta de Instagram Lynsey_Queen of Clean e do blogue com o mesmo nome, adora detergentes e todos os outros acessórios de limpeza. É a primeira ideia com que ficamos, numa breve passagem pelo seu feed, seguido por 104 mil seguidores. As imagens de casa vão sendo alternadas por mensagens de incentivo, que dizem coisas como: “Já te aconteceu arrumares o teu quarto e passares o resto do dia a andar por lá e a admirar o teu trabalho?” As dicas de limpeza artesanais também não faltam. Exemplo: sabia que com limão e bicarbonato de sódio é capaz de limpar as manchas do lava-loiças na cozinha?

The Organised Mum

Cleanfluencers. O paraíso das limpezas em 7 contas de Instagram

A inglesa Gemma Bray, autora do blogue “The Organised Mum” e de uma página de Instagram com o mesmo nome, organiza bootcamps de limpeza e presta também serviços que ajudem a arrumar (e destralhar). Inventou o TOMM (The Organised Mum Method), onde promete uma “realista e divertida maneira de ter a casa sempre no seu melhor”, que nos livra de fins de semana inteiros em torno da sujidade e desarrumação acumulada. Na sua página há vídeos com dicas práticas, bem como outros truques que vão, de forma simples, fazer a casa parecer um santuário. “Ela é uma espécie de personal trainer dos trabalhos domésticos”, pode ler-se na descrição do Instagram, que conta com 135 mil seguidores.

24 peças essenciais para ter uma casa mais arrumada (seguindo as dicas de Marie Kondo)
24 peças essenciais para ter uma casa mais arrumada (seguindo as dicas de Marie Kondo)
Ver artigo

Clean My Space

Cleanfluencers. O paraíso das limpezas em 7 contas de Instagram

“Less is the new more”. É uma das máximas seguidas por Melissa Baker, canadiana, natural de Toronto, autora do Instagram Clean My Space e de uma página com o mesmo nome. É empresária, mãe e, no meio disto tudo, deixa dicas, não só de limpeza, mas também de organização. A conta de YouTube está recheada de vídeos: dos essenciais para limpar a casa, às regras para destralhar, coisas para deitar fora, hábitos para uma cozinha sempre impecável e pistas sobre os materiais que mais podem causar maus cheiros em casa.

Clean Mama

Cleanfluencers. O paraíso das limpezas em 7 contas de Instagram

São 227 mil os seguidores que estão atentos aos métodos que a Clean Mama utiliza para manter a casa funcional e bonita: as rotinas, os materiais preferidos para a limpeza, como dobrar a roupa ou organizar a papelada, para que a casa não se pareça com um escritório desarrumado. Também pode contar com dicas Do IT Yourself (DIY), em que Becky Rapinchuk, natural de Chicago, no Estados Unidos, cria os seus próprios produtos de lavagem de roupa. Mais: há calendários de limpeza para imprimir, através do blogue — perfeitos para aqueles que não sabem por onde começar.

Orden y Limpieza en Casa

Cleanfluencers. O paraíso das limpezas em 7 contas de Instagram

Com 62,2 mil seguidores em Orden y Limpieza en Casa, é também autora do blogue com o mesmo nome. O aspeto da conta de Instagram reflete os princípios de Alicia, a coach de organização, sediada em Madrid, mas que presta serviços em todo o mundo através da conta de Skype: é limpa, com fotografias claras, com espaço, minimalistas. Como dobrar a roupa, organizar os livros, como fazer listas e até organizar malas. A conta de YouTube também está repleta de vídeos explicativos, onde se incluem “truques infalíveis para organizar a casa” ou “como distribuir os armários por casa”.

Marie Kondo

Cleanfluencers. O paraíso das limpezas em 7 contas de Instagram

Terminamos com a rainha do minimalismo e da organização. É a nova sensação da Netflix, devido à série “Ordem na Casa com Marie Kondo”, que até já passou pelos estúdios do programa “The Ellen Show” para arrumar um dos escritórios mais atolados. Dispensa grandes apresentações, mas aqui vai: Marie Kondo é japonesa, autora de vários livros relacionados com organização, tendo o seu sucesso arrancado com "The Life-Changing Manga of Tidying Up". É seguida por 2,1 milhões de pessoas no Instagram, onde deixa sugestões para uma vida onde só entra, de facto, aquilo que faz falta — de forma ordeira e harmoniosa.