O que menos 100 gramas de açúcar fazem. Bastou retirar isto para que a receita desenvolvida pela Associação Portuguesa de Nutrição ficasse mais leve e muito mais saudável — com menos 391 calorias, o valor energético correspondente a esta quantidade.

Os ingredientes são os mesmos, as quantidades é que não. É deste tira-daqui-e-acrescenta-ali que se fazem versões mais saudáveis de qualquer receita, como prova esta arroz doce, que inclui erva-doce, uma planta benéfica para o bom funcionamento dos intestinos — que, naturalmente, ficam mais frágeis pelos excessos no Natal.

Receita. Rabanadas no forno e saudáveis para o Natal

Ingredientes:
1 copo de arroz
1 l de leite magro
4 gemas de ovos
150g de açúcar
1 colher de chá de erva-doce
Canela em pó q.b.
1 pitada de sal iodado
Anis estrelado

Modo de preparação:
Leve ao lume a ferver 250 ml de água com uma pitada de sal iodado e nela deite o arroz.  Quando a água estiver evaporada, incorpore o leite e deixe continuar a ferver.
Entretanto, bata as gemas de ovos com o açúcar e a erva-doce. Retire o tacho do lume e misture o preparado com o arroz, leve novamente ao lume e quando as gemas coalharem, retire. Deixe esfriar e, se gostar, deite num cesto forrado com um guardanapo; polvilhe com a canela e decore com anis estrelado.