Durante o incêndio florestal que assolou o norte da Califórnia em novembro, uma família foi forçada a evacuar a casa e a deixar o seu cão para trás. Madison, o animal de estimação, sobreviveu à catástrofe e esperou durante semanas junto dos destroços da antiga habitação dos donos que foi consumida pelas chamas.

Shayla Sullivan, que estava na zona do fogo a resgatar animais, atendeu ao pedido de Andrea Gaylord para localizar o seu cão e encontrou-o, ao fim de alguns dias, junto de casa. "Não vou desistir do cão até que os donos possam regressar", afirmou a voluntária que para além de o alimentar e vigiar durante vários dias, também lhe levou uma peça de roupa da dona para que não perdesse a esperança.

A família tinha outro cão, Miguel, que, também com a ajuda de Sullivan, regressou para junto deles, depois de ter sido levado para um abrigo de animais a 135 quilómetros do local dos incêndios.

Na sexta-feira passada, 7 de dezembro, Gaylord voltou para saber o que restava da sua habitação e pôde reaver Madison. "Imaginem a lealdade de estar na pior das circunstâncias e ficar à espera", afirmou. "Não podia pedir animais melhores", disse à Ctv News.

"Estou muito feliz por reportar que permitiram que Andrea regressasse a casa e lá estava Madison. Ele ficou para proteger o que restou da sua casa e nunca desistiu da sua família. Nem com o incêndio ou com as tempestades. Foi um longo mês para ele", contou Shayla no Facebook.