Receita. Como fazer um delicioso bolo de cenoura saudável e sem glúten

Comece a preparar as tardes de inverno em casa com esta receita da nutricionista Bárbara Oliveira.

Não precisa de fechar a boca para combater a gula de inverno — basta que faça escolhas mais pensadas

Está oficialmente aberta a época de hibernação social e das tardes de manta no sofá. Só que não vem sozinha. Com ela vem um apetite mais voraz, que grita por comida de conforto, onde se pode incluir o clássico e sempre bom bolo de cenoura. Os problemas já todos sabemos quais são: o açúcar e a gordura — que entram no organismo a uma velocidade estonteante porque, sejamos realistas, uma fatia nunca chega. Bárbara Oliveira, nutricionista, dá-nos uma alternativa mais saudável e equilibrada, depois de nos ter mostrado como é que se podem fazer snickers saudáveis.

Ingredientes:
2 cenouras médias
3 ovos
4 colheres de sopa de geleia de coco
100g de farinha de arroz
50g de farinha de coco
200ml de água
20g de açúcar de coco

Ingredientes para a cobertura:
125g de chocolate negro, 75% de cacau.

Modo de preparação:
Comece por cozer as cenouras aos pedaços e pré-aqueça o forno a 180º. Num processador, triture as cenouras já cozidas juntamente com a geleia de coco. Num recipiente à parte, bata os ovos, junte as farinhas começando pela de arroz e depois a de coco. Junte a pasta de cenoura e adicione a água envolvendo bem. Por fim, adicione o açúcar de coco e mexa.

Coloque num recipiente retangular ou quadrado e leve ao forno por 30 minutos a 180º. Quando retirar do forno, deixe arrefecer. Derreta o chocolate em banho-maria e cubra o bolo com o chocolate derretido.
Deixa arrefecer e, quando o chocolate voltar a solidificar, corte às fatias.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. anabernardino@magg.pt