À imagem do que acontece na primavera, os cabelos ficam muito mais fragilizados no outono devido à queda sazonal. Tal como explica a dermatologista Helena Toda Brito neste artigo da MAGG, “especula-se que esta esteja relacionada com a evolução da espécie humana por seleção natural. O adiamento da queda dos cabelos para depois do inverno e do verão pode representar uma vantagem evolutiva, ao permitir a proteção do couro cabeludo do frio no inverno e dos raios solares intensos no verão.”

Apesar de este ser um fenómeno natural e esperado (com a duração de aproximadamente três meses, com a entrada dos cabelos na fase de repouso — o que justifica também ser esta a duração recomendada para os tratamento antiqueda), tal não quer dizer que seja fácil para qualquer pessoa ver o ralo do duche repleto de cabelos ou testemunhar a perda de densidade e volume dos fios.

7 mitos sobre o cabelo. Não, cortar não o faz crescer mais depressa

No entanto, para além de evitar lavar o cabelo em água muito quente ou usar pranchas e modeladores, bem como apanhados apertados, existem vários produtos no mercado que podem ajudá-la a travar a queda sazonal e devolver vida e força aos fios. Na fotogaleria abaixo, descubra 11 opções para manter o seu cabelo saudável nesta estação e, de preferência, na sua cabeça.

11 fotos