Quando uma pessoa pensa como será o processo de criação de uma coleção de alta costura, imagina um bicho de sete de cabeças. Uma enorme mesa com uma pilha infindável de papéis com esboços, e uns quantos amachucados num caixote do lixo, um exército de pessoas, tecidos e agulhas por todo o lado e pouco tempo para respirar.

Provavelmente este era (ou ainda é) o cenário de alguns designers. Mas não é o de Aurélie Fontan, designer de moda francesa de 23 anos, que acaba de desenvolver a roupa mais tecnológica de sempre. Como? Ao criar a primeira coleção cápsula do mundo através de um smartphone.

Aurélie Fontan usou o Samsung Galaxy Note 9 para as sete principais etapas da criação da sua coleção, fez esboços com a S Pen, comunicou via wireless com ferramentas de produção, imprimiu 3D os acessórios de fixação, que são de plástico biodegradável, e pintou ainda os padrões dos tecidos. Tudo através deste equipamento.

As 5 novas tendências que dominaram as semanas da moda
As 5 novas tendências que dominaram as semanas da moda
Ver artigo

"Inicialmente fui desafiada pela marca a criar uma coleção em 24 horas, mas por muito interessante que fosse o desafio, tive que dizer que precisava de mais tempo. Mas, na verdade, o design só durou uma semana e meia. Foi rápido.", contou a designer à MAGG.

Um processo de criação que, no total, durou seis meses, mas em que o tempo foi reduzido exponencialmente graças à tecnologia do Note 9, garante Aurélie Fontan: "Poupei cerca de 40% do tempo, face ao que normalmente leva quando tudo é feito à mão e num computador. E no smartphone posso experimentar cores, padrões e modelos diferentes de forma muito mais rápida e prática".

Mas não foi a única poupança que fez. O facto de ter desenhado tudo através do smartphone, fez com que usasse muito menos papel, "é uma coleção mais amiga do ambiente, mais sustentável."

A coleção Mobile Couture inspira-se no poder feminino e na Ásia digital, e é ainda uma combinação do Este e Oeste. Por ser uma espécie de projeto de arte, como a própria designer a definiu em conversa com a MAGG, não estará à venda.