Não se assuste nem fique surpreendido quando vir contentores pintados e espalhados um pouco por toda a Lisboa. É a oportunidade perfeita para puxar do telemóvel, abrir a aplicação da câmara e dar uso à hashtag #urbanart ou #streetart quando fizer uma publicação no seu Instagram. É que duas semanas antes da primeira edição da Regata de Portugal, que se realiza entre 3 e 7 de outubro, chegaram à cidade vários contentores repletos de cor e graffiti.

A iniciativa está inserida na realização da Regata de Portugal e tem como objetivo promover a arte e celebrar os portugueses que levam o país além-fronteiras. Partindo desse pressuposto, a organização propôs a oito artistas nacionais que transformassem vários contentores marítimos em peças artísticas. E foi isso mesmo que Gonçalo Mar, RAM, Draw, Nomen, Mesk,Tamara, The Caver e Third fizeram durante quatro dias seguidos.

Porque é que estes contentores estão a invadir Lisboa?

O resultado está à vista de todos em vários pontos centrais da cidade, como a Praça de Londres, Amoreiras, Entrecampos, Campo Pequeno, Jardim do Arco do Cego, e Parque Eduardo VII. A 3 de outubro, porém, todos os contentores vão ser transportados para o recinto da Regata de Portugal onde servirão como espaço de ativação de várias marcas.