Vêm aí cinco dias de festa na capital e o que não vai faltar é diversão. Tudo se deve à primeira edição da Regata de Portugal, que vai acontecer no Terminal de Cruzeiros de Lisboa entre 3 a 7 de outubro, onde para além da vela, há música eletrónica, arte e gastronomia.

O evento tem como principal objetivo celebrar os portugueses, o mar e todos os que partilham a paixão pela vela. A prova integra-se na etapa portuguesa do World Match Racing Tour, a competição anual de vela profissional e vai estar dividida em duas partes: nos primeiros dois dias todos os barcos — os velozes catamarãs M32 — competem ao mesmo tempo e nos três dias restantes concorrem aos pares, ou seja, um contra o outro. A entrada é gratuita e em jogo estão 12 equipas com os melhores velejadores do mundo, cujas corridas vão ser possíveis acompanhar de perto entre as 13h e as 19h.

O recinto abre às dez e fecha à meia-noite por uma razão: as festas duram 14 horas por dia. Quando não está a ver a competição, vai poder ouvir os DJs André Henriques, Moullinex, Kamala, Overule e Beatbombers que vão animar os "sunsets" das 19h às 22h. Se estiver mais numa onda de artistas, estarão também presentes os graffiters Gonçalo Mar, Ram (Miguel Caeiro), Frederico Draw, Nomen, Mesk (Gustavo Teixeira), Tamara Alves, The Caver e Third, que irão criar obras relacionadas com o mar e divulgar a arte urbana.

Festa não é festa sem uma boa mesa. Na área gastronómica encontra-se o Chef Vítor Sobral, que vai estar responsável pelo catering do evento e há ainda uma exposição sustentável, sessões de cinema ao ar livre e zonas de diversão para os mais novos.

E não seria um verdadeiro evento português, sem a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que no dia 5 de outubro, devido à comemoração da Implantação da República, irá dar a largada das regatas acompanhado do Navio Escola Sagres.