Festa Literária Folha. Há termas e livros na Curia

De 27 de 29 de setembro, a aldeia acolhe a primeira edição da Festa Literária Folha. Três dias de conversas com escritores e exposições.

Esta é a primeira edição do Folha, que tem como objetivo a divulgação de autores portugueses

Se até aqui a palavra Curia estava agregada a uma outra — essa mesma, termas — agora há mais razões para procurar esta aldeia do concelho de Anadia.

Nos dias 27, 28 e 29, Curia recebe aquele que é o primeiro festival literário da região. Pelo Folha passam escritores e amantes da escrita, para três dias de debates, conferências, exposições e muitos livros.

No primeiro dia, que começa oficialmente às 10 horas, está marcada uma conferência sobre Antero de Quental, com o escritor Onésimo Teotónio de Almeida e um painel de discussão com Fernando Dacosta ─ que aqui traz o seu “Botequim da Liberdade” — e Maria do Céu Fialho, autora de “A voz de Édipo em Natália Correia”.

A manhã do segundo dia será dedicada à literatura infantil, num encontro com a presença dos escritores Milu Loureiro e José António Franco. Haverá ainda espaço para a inauguração de uma exposição do cartoonista Vasco Gargalo.

O primeiro painel da tarde conta com a poetisa Matilde Campilho e o ensaísta José Seabra Pereira e, mais tarde, é a vez da jornalista Maria João Fialho Gouveia moderar o debate sobre o tópico “Literatura: doença ou cura”, travado entre o poeta José Fanha e o médico psiquiatra José Luís Pio de Abreu.

Ainda na mesma tarde, é Júlio Isidro e o maestro António Vitorino d’Almeida a dar mote a uma conversa moderada pelo jornalista Fernando Correia.

No último dia, a deputada Isabel Moreira marca presença para a apresentação do seu livro, “Cela”. Antes disso, e ainda de manhã, há um painel com o curioso nome de “Poetas ensonados ao pequeno-almoço”, com a presença de Carlos Brito, Rosa Ribeiro, Manuel Monteiro, Maria Toscano e Paulo Illarco, conduzidos pelo jornalista Manuel Halpern.

O evento tem entrada gratuita e decorre na sala de cinema, nos antigos balneários das termas e no Parque das Artes.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]