O mundo foi feito para os destros, é a conclusão a que chegamos. No dia a dia estes usam naturalmente várias coisas quase sem pensar e sem problemas, o que não acontece com os canhotos que ou não o conseguem fazer ou gastam algum tempo até serem bem sucedidos.

E, no entanto, estima-se que entre 10 a 30% da população mundial seja canhota, ou seja, usa predominantemente os membros do lado esquerdo, e não apenas a mão. Se tivermos em conta os que se servem da mão esquerda para escrever ou executar outras tarefas, então a percentagem é mais elevada.

As salas de aula coloridas e com desenhos podem dificultar a aprendizagem dos miúdos
As salas de aula coloridas e com desenhos podem dificultar a aprendizagem dos miúdos
Ver artigo

Ser-se canhoto já foi visto como uma doença e até como uma coisa do diabo, mas apesar de hoje já não suscitar qualquer questão social e de haver várias opções de produtos pensados para os esquerdinos, estes ainda se deparam com dificuldades no seu quotidiano.

Gestos tão simples como tirar uma fotografia com uma máquina fotográfica, escrever num caderno de argolas, pagar as compras com um cartão de multibanco ou acertar as horas num relógio de pulso podem ser um inferno para quem usa a mão esquerda, como se pode ver nesta fotogaleria.