Os filmes da Disney são umas das principais lembranças da nossa infância. Desde a abertura da produtora de filmes animados no início do século XX, crianças de todo o mundo cresceram com bonitas histórias de amor e amizade, sempre com uma lição de moral e um final feliz. Naqueles maravilhosos mundos, os problemas acabavam sempre por se resolver e nenhuma missão era impossível enquanto houvesse bravura e amigos.

Infelizmente o mundo real é bem diferente. Demasiado diferente. Foi a partir dessa ideia que Jeff Hong, um artista de storyboard a viver em Nova Iorque, criou Filmes Da Disney Com Finais Infelizes, uma série de fotografias que mostra um desfecho bem diferente para as nossas personagens favoritas. Em vez de um “e viveram felizes para sempre”, neste projeto os protagonistas da Disney terminam os seus dias a lidar com problemas como o aquecimento global, poluição, racismo ou obsessão com a beleza.

O principal objetivo do norte-americano de 39 anos foi espalhar uma mensagem, fazendo com que as pessoas alterassem pequenas coisas nas suas vidas para tornar o mundo um lugar melhor.

“A minha primeira ideia era fazer montagens das princesas da Disney em fotografias de espaços urbanos, completamente o oposto do que pensamos como mundo mágico. Quando comecei a pesquisa, a ideia da Mulan nos tempos modernos, numa cidade da China completamente poluída, foi uma das primeiras imagens que me fez mudar o conceito original”, contou Hong à Made In Shoreditch. Mostramos-lhe as melhores imagens do artista.

30 fotos