Se gosta de maquilhagem, beleza e está sempre à procura de inspiração para novos looks, é bem provável que já tenha recorrido ao Pinterest em busca de ideias e tutoriais. Afinal, a rede social tem cerca de oito mil milhões de inspirações cosméticas publicadas na plataforma e tem algo para todos os tipos de pele, cor de olhos, idade e cor de cabelo.

Com tanta informação disponível, o Pinterest reuniu as maiores tendências de maquilhagem em 2018 e divulgou as preferências das mulheres em vários países do mundo. Não, Portugal não foi abrangido mas o que se passa em Espanha, por exemplo, também se verifica deste lado da fronteira. Descubra 8 modas que estão a dar que falar em países como o Brasil, Japão ou Estados Unidos da América.

Japão

As mulheres japonesas deixaram de lado o blush em tons rosados e o tradicional cabelo preto — de acordo com esta pesquisa do Pinterest, em 2018 o blush alaranjado é tendência no Japão, bem como o cabelo loiro, que se tornou a cor mais pedida nos salões de cabeleireiro. Já nas unhas, as mulheres japonesas continuam a preferir os tons neutros e pastel.

As tendências de beleza mais estranhas de sempre

Austrália

Desde o final de 2017, as sombras iluminadoras tiveram um crescimento absurdo por terras australianas — cerca de 188% de crescimento, para sermos mais exatos. O tom preferido das mulheres deste é o rose gold, mas qualquer cor que ilumine bastante o olhar é tendência. A par desta moda, a cor também é muito requerida nos cabelos, sendo as australianas fãs de cabelo rosa e em tons vibrantes.

Brasil

As brasileiras estão a preferir batons fortes e em tons de vinho, bem como blushes e pós bronzeadores em tonalidades mais escuras. No cabelo a tendência escura também se verifica, com a tonalidade chocolate a ganhar fãs, bem como as box braids, uma moda que ganha seguidoras desde 2017.

África do Sul

Os cat-eyes, uma tendência com recurso a eyeliner, continuam a manter fãs por este país, sendo o look preferido pelas sul-africanas para conseguirem um aspeto sexy e irrepreensível. As tranças e o glliter nas unhas são a novidade de beleza de 2018.

Espanha

As extensões de pestanas, com volume XXL, é uma das tendências de beleza que mais fãs arrecadou à volta do globo mas, de acordo com esta pesquisa do Pinterest, ninguém aderiu tanto à mesma como as espanholas. As extensões de cílios ganharam estatuto de culto e cresceram cerca de 700% no último ano.

Embora nesta pesquisa não tenham sido compilados dados nacionais, é verdade que as pestanas bem evidentes e com muito volume também são muito requeridas pelas mulheres portuguesas, bem como as extensões.

Regressando a Espanha, as beach waves são tendência no que diz respeito a cabelos, bem como pintar uma unha de cada cor.

Reino Unido

As sombras de olhos prateadas e com muito brilho, a fazer lembrar a era do disco, estão de volta ao Reino Unido, conquistando várias influencers que mostram frequentemente os seus looks com esta tendência, tanto para visuais simples e de festa. Em relação a penteados, os apanhados conquistam também as britânicas, que preferem esta discreta mas elegante forma de usar o cabelo. Nas unhas, o clássico vermelho mantém-se firme.

Sardas. Truques para adotar esta tendência

Alemanha

Os cortes de cabelo curtos, estilo pixie, são uma das fortes tendências de beleza por terras germânicas. Em 2018, os hairstylists afirmam que estes têm sido os cortes mais pedidos nos salões. Já em relação à maquilhagem, as sombras de olhos em tons verdes conquistaram as mulheres alemãs.

Estados Unidos da América

Desde janeiro de 2018 que as sombras de olhos roxas ganham espaço nos looks preferidos das norte-americanas, especialmente para acentuar olhos verdes e avelã. Quanto ao cabelo, as tranças na sua forma mais clássica mantém-se um estilo muito usado.