Parece que há muito por explorar no universo de Jason Bourne — o espião amnésico que chegou às salas de cinema interpretado por Matt Damon ("O Bom Rebelde") no primeiro filme da saga chamado "Identidade Desconhecida". Cinco filmes depois, a história vai continuar só que num novo formato: uma série de televisão.

Segundo a revista "Variety", a revelação foi feita na sexta-feira, 17 de agosto, e até já tem um nome escolhido. Chama-se "Treadstone" e vai ser transmitida pelo canal norte-americano USA Network. Segundo a mesma publicação, a série vai acompanhar vários agentes secretos espalhados pelo mundo que tentam conciliar a sua vida com as missões que vão recebendo por parte da organização de operações especiais da CIA.

"Como o primeiro canal de entretenimento durante 12 anos, vamos oferecer uma programação interessante e dinâmica aos nossos telespectadores. E o que é que poderia ser maior e mais interessante do que a mitologia em redor do programa Treadstone?", disse Chris McCumber, presidente do canal, em conferência de imprensa.

Estes são os 10 melhores filmes de Robert De Niro, segundo o IMDb. Já os viu todos?
Estes são os 10 melhores filmes de Robert De Niro, segundo o IMDb. Já os viu todos?
Ver artigo

Mas apesar de esta nova produção se focar no franchise da saga Jason Bourne, a verdade é que nenhum dos atores dos filmes deverá regressar para os seus papéis. É que esta nova série vai ser uma espécie de spin-off e, por isso, não deverá estar ligada de forma alguma aos acontecimentos dos filmes anteriores — o que confirma que se trata de uma expansão e reinterpretação do universo Bourne e não de uma continuação.

Sabe-se apenas que vai acompanhar o desenvolvimento do programa de operações especiais chamado Treadstone (o mesmo que esteve na origem do espião Jason Bourne) e onde são criados agentes especiais através de protocolos específicos de comportamento. O objetivo é dar origem aos assassinos mais eficientes e cruéis do mundo.

A série é uma produção da Universal Cable Productions e conta com a assinatura de Tim Kring ("Heroes"). O episódio piloto, que deverá estrear em meados de 2019, conta com a realização e produção de Ben Smith, Jeffrey Weiner, Dan Friedkin, Bradley Thomas e Justin Levy.