No ano passado, a Praia de Galapinhos, no Parque Natural da Arrábida, foi eleita a melhor da Europa numa votação organizada pela European Best Destinations. Foi o caos: de repente, a imprensa nacional e internacional não falava de outra coisa além daquelas águas cristalinas e paisagem verdejante. O turismo na região disparou, as enchentes de pessoas (e em particular de carros) também. Vieram os problemas, a necessidade de reorganizar o trânsito e estabelecer regras na circulação e estacionamento, mas o título ficou. Em 2017, a Praia de Galapinhos foi a melhor da Europa.

Este ano há uma nova vencedora na lista — mas continua a ser portuguesa. Falamos da Praia do Carvoeiro, no Algarve. “O mar é lindo, a água não é nem muito fria nem muito quente, as ondas podem ser fortes ou, pelo contrário, suaves o suficiente para fazer paddle e descobrir as grutas vizinhas”, escreve a organização.

Uma das 21 praias mais WOW do mundo é portuguesa

É assim a vida tranquila na Praia do Carvoeiro. Na lista repleta de sugestões na Grécia, Croácia, Itália, Irlanda, Inglaterra, entre outras, há mais portuguesas distinguidas. A Praia da Fuseta, na Ilha da Armona, ficou em 8.º lugar. A Praia de Galapinhos, a grande vencedora do ano passado, saltou para a 16.ª posição.

Berlengas (34.º), Armação de Pera (37.º), Praia Marinha (48.º), Praia de Miramar (52.º), Praia da Cova Redonda (58.º) e Porto Santo (62.º) são as restantes portuguesas distinguidas. Veja a seguir as 20 melhores praias da Europa.

20 fotos