Não há uma tradição como a francesa, a italiana ou a norte-americana, mas em Portugal também se fabricam produtos de beleza. E não, não estamos a falar só de sabonetes. Também se fazem bons cremes hidratantes, antirrugas, adelgaçantes e tudo o que é necessário numa linha de rosto ou de corpo completa. Há gamas a derivarem de produtos tradicionais como o vinho e o leite de burra, por exemplo e não falta quem se aventure no domínio das fragrâncias. A MAGG foi à procura de marcas portuguesas de cosmética e escolheu estas 7.

Barral

Muita gente desconhece, mas a verdade é que a Barral nasceu em 1835, na farmácia Barral, na rua do Ouro, em Lisboa, com a missão de promover o bem-estar da pele de toda a família.

Um dos cremes mais conhecidos (e antigos) é o creme gordo da marca, que foi comercializado em farmácias a partir de 1950. Foi um produto que foi muito bem recebido pelo seu poder de hidratação. Hoje em dia, tem uma gama de produtos extensa e vai desde o cuidado dos bebés a cremes hidratantes para os mais velhos.

Poderá encontrar os produtos no site skin.pt ou ainda em vários hipermercados.

6 fotos

Benamôr

Foi fundada em 1925, em Lisboa, por um farmacêutico que fazia pomadas milagrosas para cuidar da pele. Em pleno Campo Grande, os produtos eram feitos apenas com ingredientes naturais e produzidos na sua própria fábrica. Os cosméticos eram tão populares que nem a realeza os dispensava. A rainha D.Amélia, por exemplo, era adepta fervorosa da marca, e por isso tornou-a fornecedora oficial da Casa Real Portuguesa.

Dos produtos icónicos da Benamôr contam-se o famoso creme de rosto, formulado em 1925 e inalterado até hoje, os batons e o pó de arroz, bem como os famosos cremes de mãos cujas bisnagas são fruto de desejo pela sua decoração Art Déco.

Os produtos podem ser encontrados em várias lojas, entre as quais a Perfumes e Companhia.

6 fotos

Castelbel Porto

Empresa 100% portuguesa, os produtos Castelbel Porto são inspirados no calor do sol português reproduzindo o ambiente do país, as suas fragrâncias, aromas e cores. A casa especializou-se no fabrico de produtos perfumados para o corpo (em que não faltam os famosos sabonetes), mas também para a casa, combinando métodos tradicionais com matérias-primas de alta qualidade.

O próprio nome da marca tem uma história curiosa: é a junção do nome da localidade onde estão situadas as instalações da empresa – Castêlo de Maia (no Porto) com o âmbito da sua atividade – fabrico de produtos de beleza.

Nesta casa, no entanto, não se produzem apenas produtos para o público feminino. Existem também linhas para o público masculino para a barba, desde pincéis até bálsamos e sabão próprios.

Os produtos da marca podem ser encontrados em perfumarias, como a Perfumes e Companhia.

4 fotos

Dvine

Como o próprio nome indica, é uma marca de cosméticos onde os produtos são enriquecidos com vinho. Confuso? Nós explicamos.

São produtos que recebem uma fragrância exclusiva criada a partir do aroma essencial do vinho do Porto. Apesar disto não apresenta álcool na sua fórmula. A Dvine aposta ainda no segmento de ingredientes anti-idade, com ativos biológicos focados na juventude da pele.

Poderá encontrar os produtos em lojas selecionadas.

4 fotos

Phillippe by Almada

Fundada por Filipe Carvalho, a marca dedica-se à produção de cosméticos com base em leite de burra. Não ache estranho pois já é um ritual milenar, como nos diz a história da rainha Cleópatra que se banhava nele devido aos seus benefícios de renovação e rejuvenescimento da pele.

Da gama de produtos da Phillippe by Almada fazem parte os cremes (de rosto, de mãos e para o corpo) e ainda sabonetes, com propriedades hidratantes. Os produtos são recomendados para todos os tipos de pele.

A marca respeita ainda o ciclo da vida das burras, no seu monte das Faias, uma vez que o leite é retirado apenas quando as crias já se alimentaram do mesmo. Depois é retirado e processado até chegar ao consumidor final.

Poderá encontrar os produtos da marca no site oficial.

4 fotos

Skin Secret

Esta marca faz também do leite de burra o seu principal ingrediente. Neste caso a Skin Secret optou por adicionar à sua fórmula moringa e romã para colmatar as exigências da pele nos dias de hoje. Se por um lado o leite dá hidratação intensa, a moringa possui uma ação purificante e a romã é um poderoso hidratante e antioxidante.

A marca alia a tradição, utilizando matérias primas básicas, à tecnologia, o que permite a evolução clínica de todos os produtos. Da gama de produtos destacam-se o creme de rosto hidratante anti-idade, o creme de rosto antirrugas e ainda o creme de mãos.

Os produtos podem ser encontrados no site oficial.

4 fotos

Spausa

É uma marca portuguesa fundada com o intuito de levar a experiência do spa até casa. Mais do que cuidados tradicionais, a Spausa oferece terapias com os melhores ingredientes, tendo os cuidados mais avançados e inovadores para a pele. A marca apresenta várias linhas para vários problemas: linha essenciais, linha rejuvenescedora, linha anti-idade, linha adelgaçante e linha revitalizante.

Também a sustentabilidade tem um grande peso aqui: a marca esforça-se por usar ingredientes naturais e puros, não testados em animais, e tendo embalagens recicláveis.

Poderá encontrar os produtos da marca no seu site oficial.

6 fotos