Depois de um tímido início de junho, as temperaturas mais altas chegaram e com elas as idas à praia, à piscina e, por consequência, a exposição da nossa pele ao sol. Para além da utilização fulcral dos protetores solares, o passo seguinte tem igual importância: falamos dos after-sun, ou cuidados após a exposição solar, que devem fazer parte da sua rotina de beleza sempre que estiver exposta às radiações UV.

“Os after-sun são especificamente formulados para ajudar a pele a hidratar, acalmar e reparar após a exposição solar”, explica à MAGG a dermatologista Helena Toda Brito, que acrescenta que este tipo de produtos “apresentam habitualmente formulações com elevado conteúdo em água, que refrescam e hidratam, sem formarem uma barreira sobre a pele”.

A especialista salienta também que os cremes hidratantes habituais não são os mais indicados para cuidar da pele após a exposição solar, dado que são mais espessos e contêm elevados níveis de óleos que criam uma barreira sobre a pele, retendo o calor e prolongando a inflamação e ardor.

Está aberta a época balnear. Está preparada? E a sua pele?

Os after-sun ajudam a acalmar possíveis queimaduras do sol (embora em casos mais graves deva sempre consultar um farmacêutico ou dermatologista), têm fortes capacidades de hidratação e compensam a desidratação causada pelos mergulhos e banhos frequentes.

“Adicionalmente, são geralmente reforçados em ingredientes com ação anti-inflamatória (ex: aloe vera, camomila ou bisabolol), que acalmam a pele e reduzem a vermelhidão. Alguns produtos deste género são ainda enriquecidos em antioxidantes (ex: vitaminas C e E) e águas termais, que auxiliam a pele a recuperar da agressão solar”, afirma a especialista.

Hoje em dia, a maioria dos after-suns têm várias propriedades capazes de prolongar o bronzeado e prevenirem o envelhecimento precoce da pele. De acordo com Helena Toda Brito, “pela simples ação de manterem a pele hidratada, possuem a capacidade de prolongar o bronzeado, da mesma forma que um creme hidratante normal. Mas existem no mercado alguns produtos que contêm na sua composição ingredientes (como o tanimel, por exemplo) que podem ajudar a intensificar o tom moreno da pele”.

Acima de tudo, os cuidados após o sol cuidam da sua pele e mantém-na saudável e protegida contra os danos solares. Veja na fotogaleria acima nove sugestões de produtos para completar a sua rotina de beleza após a exposição solar.