Já lá vão mais de 30 anos desde que o livro de banda desenhada mais importante de todo o universo da DC chegou às livrarias, e desde então que "Watchmen" ainda não teve uma adaptação digna para cinema ou televisão. Em 2009, Zack Snyder ("300") tentou a sua sorte com o filme "Watchmen: Os Guardiões" mas não só não foi bem recebido pelas críticas, como os fãs preferem nem sequer ouvir falar da adaptação falhada.

Mas já podem suspirar de alívio. É que a HBO anunciou, em 2017, que iria produzir uma série de televisão baseada no livro original de Alan Moore e Dave Gibbons. Apesar das expectativas estarem muito elevadas, pouco ou nada se sabia acerca da nova produção.

Foi na quarta-feira, 23 de maio, que a estação norte-americana anunciou alguns dos nomes que fariam parte do elenco, bem como alguns detalhes acerca da série — e os fãs deixaram de estar entusiasmados e passaram a olhar com desconfiança para uma adaptação que tinha tudo para dar certo.

Não será uma adaptação fiel — e isto foi mais do que suficiente para aborrecer os fãs

Foi através de uma publicação no Instagram que Damon Lidelof ("Perdidos") — que assumirá o papel de realizador —, revelou que a nova série da HBO não será uma adaptação fiel da banda desenhada. "Não temos qualquer interesse em adaptar os 12 capítulos que Alan Moore e Dave Gibbons criaram há mais de 30 anos. Esses capítulos são sagrados e não serão reescritos, recreados ou reproduzidos. Serão, no entanto, reimaginados."

Vimos a segunda temporada de "Por Treze Razões" e não há nada que nos faça querer continuar
Vimos a segunda temporada de "Por Treze Razões" e não há nada que nos faça querer continuar
Ver artigo

O realizador norte-americano acrescentou ainda que além das personagens originais, irão surgir novas com novas máscaras e outras funções na história.

Esta é uma premissa que deixa os fãs da obra desconfiados devido à falta de lealdade ao livro original, dando a entender que o foco da série será o universo da história mas não as personagens originais. Uma coisa é certa: a produção da HBO será muito diferente da adaptação feita por Snyder que, embora tenha sido contactado pela HBO para fazer parte da equipa, terá desistido do projeto.

Zack Snyder esteve envolvido na adaptação

Foi há mais ou menos três anos, quando o projeto ainda não estava confirmado, que surgiram os primeiros rumores acerca do envolvimento de Snyder numa nova adaptação de "Watchmen" mas, desta vez, para a televisão.

No entanto, o realizador parece ter decidido apostar no cinema já que desde então produziu os filmes "Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça" e "Liga da Justiça", lançados em 2016 e 2017, respetivamente.

A juntar a isso, a HBO terá decidido não colocá-lo na cadeira de realizador uma segunda vez, de maneira a dar oportunidade a outro realizador que tenha uma outra visão do clássico de banda desenhada.

Damon Lindelof é o realizador — e já produziu para o cinema e para a televisão

Para substituir Zack Snyder, o escolhido foi o norte-americano Damon Lindelof que já provou mais do que uma vez que tem estofo para conseguir adaptar uma obra com a dimensão e importância de "Watchmen". Além de "Perdidos", Lidelof produziu "The Leftovers", com três temporadas exclusivas para a HBO, e esteve ainda envolvido no processo de produção de "WWZ: Guerra Mundial" e "Prometheus", no cinema.

"Cobra Kai" é o novo sucesso do YouTube — e já está pedida uma segunda temporada
"Cobra Kai" é o novo sucesso do YouTube — e já está pedida uma segunda temporada
Ver artigo

Mas mais importante do que isso, Lindefol é fã assumido do livro e tenta aplicar a visão de Alan Moore em tudo aquilo que cria. "Desde os flashbacks, à narrativa não linear, passando pelas personagens altamente complexas, tento sempre aplicar todos estes elementos em todas as coisas que crio e escrevo seja para que meio for", disse o realizador à publicação "Comic Book Resources" numa entrevista exclusiva em 2009.

O elenco conta com algumas caras bem conhecidas

Vai dizer muitas vezes "já ouvi este nome em algum lado". O elenco da nova série da HBO é composto por Regina King ("A Teoria do Big Bang"), Don Johnson ("Django Libertado"), Tim Blake Nelson ("Quarteto Fantástico"), Lous Gosset Jr. ("Oficial e Cavalheiro"), Adelaide Clemens ("O Grande Gatsby") e Andrew Howard ("Sem Limites").

Ainda não foi dada a informação sobre a personagem que cada ator desempenhará.

A estreia não está para breve

É provável que a nova série esteja ainda muito longe de estar terminada. Em setembro de 2017, o realizador publicou uma fotografia no Instagram com a descrição "Day One" (dia um) — acompanhando a estátua de uma das personagens da série, naquela que é uma clara alusão ao primeiro dia de gravações.

Oito meses depois, continuam a não existir novidades acerca do avanço do processo de filmagens.