É ao terceiro mês que antecede o verão que se instala o pânico. Já há um vislumbre mental da praia, do sol, do calor e de um corpo semi-nu exposto ao olhar de muitos outros. Como resultado, é natural que as ruas se encham de corredores, os ginásios de pessoas e que as aulas de grupo fiquem lotadas. Os esforços de última hora para estar em forma até à época balnear são grandes — e deviam durar o ano todo.

As aulas de grupo têm propósitos distintos. Umas desenvolvem a elasticidade, outras os músculos, outras o dispêndio calórico. Há ainda soluções que envolvem mais do que uma destas componentes. Para não se sentir perdida ao olhar para o mapa do ginásio, a MAGG seleccionou as 12 melhores opções para ficar em forma até ao verão.

Apesar destas vantagens, nada funcionará se não souber comer. É que todas as calorias que ingerimos vêm da alimentação. Logo, por mais que treine, se comer mal e em excesso, não vai ver resultados.

H.I.I.T

A sigla significa Hight Intensity Interval Training, ou seja, treino intervalado de alta intensidade. Esta forma de exercício, tal como o nome explica, alterna entre períodos intensos com outros de recuperação em repouso ativo, ou seja, em movimento, mas mais calmos. É capaz de trabalhar tanto a componente cardiovascular como a de força. Os dois aliados são ótimos para um dispêndio energético eficaz, quer durante, quer depois do treino, através da possibilidade do desencadeamento do efeito EPOC.

A aula está disponível em vários ginásios, como nas cadeias low-cost Fitness Hut ou Pump Fitness-Spirit ou no clube do Chiado Envy Health & Fitness. Se não estiver inscrita num ginásio, pode sempre descarregar uma app que crie um plano que vá ao encontro deste método. Os treinos costumam ser curtos e puxados, perfeitos para quem não tem tempo.

EPOC. O efeito que o faz queimar ainda mais calorias a dormir

Insanity

O método é o mesmo: um treino intervalado de alta intensidade que trabalha o corpo todo, sem recurso a materiais e apenas com o seu próprio peso. O programa foi desenvolvido pelo personal trainer Shaun T e promete melhorar a condição física geral, passando pela perda de gordura e fortalecimento dos músculos. É constituído por dez rotinas de treino diferentes, cada uma com entre 30 a 60 minutos. Durante 60 dias, devem ser feitas cinco vezes por semana.

Caso não frequente um ginásio com este método, disponível no Envy Health & Fitness, pode comprar o pack de DVDs e fazer em casa em frente à televisão. Mas prepare-se: é duro.

CrossFit

Quando apareceu, o CrossFit — uma marca registada da Rebook — tornou-se viral. Começaram a surgir boxes (os locais de treino) por todo o lado e a quantidade de adeptos disparou. A promessa do CrossFit passa também pelos resultados rápidos de diminuição de peso e crescimento muscular, através de um treino funcional completo, que mistura a componente cardiovascular e de força, com exercícios variados, em sessões de 60 minutos. A aula divide-se em três partes, sendo que o WOD (Work Out of the Day) é o momento chave: é aqui que os participantes vão aplicar os movimentos que estiveram a ser executados na parte anterior, que é mais técnica.

Há várias boxes em Lisboa. Há a CrossFit Alvalade, a AlvaladeOriente, a The Bakery , perto da Estefânia, ou a Off Limits CrossFit, no Rato. Vários ginásios passaram a ter a modalidade, como o Clube VII, o Kalorias de Linda-a-Velha ou o Mega Craque. Ginásios como o Fitness Hut e o Go Fit  têm disponíveis modalidades que seguem o mesmo modelo de treino, mas com nomes diferentes por não serem espaços oficiais da marca.

Cycle ou RPM

É das aulas que mais participantes tem nos ginásios. O cycle ou RPM (nome da modalidade na marca Les Mils) acontece em cima de bicicletas, numa sala escura, com luzes, música alta e é daquelas em que vai suar a sério. A intensidade não é estática: a máquina pode ser regulada com mais ou menos peso — mas é o instrutor que dá as indicações. Trabalha sobretudo a componente cardiovascular, ou seja, além de fortalecer o coração, promete um dispêndio energético elevado.

A modalidade está em quase todos os ginásios: desde os low-cost Fitness Hut ou Pump Fitness-Spirit, aos clubes Holmes Place ou Solinca.

Spartans

É a modalidade mais puxada criada pela cadeia de clubes Holmes Place. Nesta aula há burpees, há lunges, flexões ou agachamentos com saltos. Fortalece os músculos e queima muitas calorias, durante e depois do treino. É intervalado de alta intensidade e dura uma hora.

Desportos de combate

Os desportos de combate são uma das grandes tendências do momento, o que se reflete no aparecimento de cada vez mais ginásios que incluem a atividade, bem como a criação de espaços próprios para este tipo de treino, com é o caso do 1Fight ou Jazzy Fight Club. Seja kickboxing, boxe, muai thai ou krav maga, é uma excelente forma de treinar a condição física, queimar calorias, fortalecer os músculos e aliviar o stresse e tensão do dia-a-dia.

Cross Fight

Chamamos especial atenção para a modalidade do ginásio 1Fight. Mistura o treino intervalado de alta intensidade característico do CrossFit com os desportos de combate. A aula começa com um circuito que utiliza movimentos funcionais com o peso do próprio corpo, mas também com recurso a materiais como pneus, martelos ou saco de boxe. Termina com a componente de luta onde se misturam várias modalidades de combate. A aula — muito potente — tem 60 minutos.

Power Jump ou Air Fit

O que à primeira vista poderá parecer divertido, acabará por se tornar num treino super exigente. Acontece em cima de trampolins, o que significa que vai pular durante uma hora. Desenvolve sobretudo a componente cardiovascular (garantindo um grande dispêndio calórico), com alguns momentos de repouso ativo, utilizando movimentos de força, como agachamentos ou abdominais. A modalidade está disponível no Holmes Place com o nome Air Fit ou, por exemplo, nos ginásios Solinca.

Quer inscrever-se no ginásio? Reunimos mensalidades para todo o tipo de bolso

Body Pump

É uma modalidade que trabalha mais os músculos, mas de forma intensa, sobretudo para quem está a começar. Cada grupo muscular corresponde a uma faixa de música diferente. A modalidade, que é da marca Les Mils, utiliza uma barra à qual pode juntar os pesos que desejar e que pode ir mudando conforme a parte do corpo que está a treinar. O trabalho de força é essencial para perder peso uma vez que acelera o metabolismo, ou seja, a rapidez com que o organismo gasta a energia que consome.

A modalidade está em quase todos os ginásios, desde o Holmes Place, às cadeias low-cost Fitness Hut ou Pump Fitness-Spirit, ou Solinca, Kalorias ou cadeia Jazzy.

Grupos de corrida

A corrida é um dos exercícios mais eficazes para ficar em forma. Se apostar neste tipo de desporto verá os resultados, mas, caso nunca tenha aderido, terá de se esforçar e ter força para não desistir. Ao início custa, mas quando se torna um hábito passa a ser um vício saudável. Se não sabe por onde começar, junte-se a um grupo de corrida como o Correr Lisboa, que organiza treinos gratuitos todas as semanas em várias zonas de Lisboa.