10 plataformas de referência onde deve procurar informação sobre nutrição

Não é leve, simples ou descomplicada. A nutrição é um tema complexo e exigente. Saiba procurar informação. E não se deixe ir em cantigas.

A alimentação pode ter um efeito "extraordinário" na saúde. Mas pode gerar o efeito inverso. Aprenda a consultar informação de confiança.

A dieta da banana, a dieta do jejum, a dieta do ovo, a dieta do ananás. É por volta de março ou abril que centenas de revistas e blogues inundam o feed de notícias das redes sociais com fórmulas mágicas para o emagrecimento. Afinal, falta pouco mais de três meses para o verão e é preciso fazer desaparecer todos os excessos do inverno. Procuram-se soluções rápidas e tomam-se medidas drásticas. Dê por onde der, os quilos vão desaparecer. E se o antídoto vem descrito em sites, é defendido por bloggers ou comentado por nutricionistas, mal não pode causar. Certo? Longe disso.

“O exercício desse tipo de dietas pode ter consequências graves, com sintomas de debilidade de saúde a curto prazo e influencia a médio longo prazo, sobretudo quem vai fazendo umas atrás das outras”, diz Helena Real, secretária geral da Associação Portuguesa de Nutrição. É preciso “cautela, cuidado e ver bem o fundamento dessas dietas.”

As fake news têm sido assunto recorrente. Manipulam a opinião pública e moldam comportamentos. A nutrição não ficou de fora e os perigos não são menores: aquilo que comemos tem uma influência determinante na saúde. Não se trata só do peso ou da imagem. As consequências de seguir recomendações sem validade cientifica poderão ir bem mais além disso. Como refere Helena Real, “os compromissos para a saúde [da adoção de hábitos não recomendados] não acontecem no imediato. “Por vezes as consequências notam-se com algum espaçamento no tempo e as pessoas tendem a desvalorizar.”

A secretária geral desta associação, que promove a dieta mediterrânica como a mais equilibrada, acredita que a alimentação pode “trazer-nos um estado de saúde extraordinário”, quando equilibrada e ponderada. Mudar de hábitos e comportamentos com base naquilo que se lê pode ser perigoso, sobretudo quando as fontes são confusas ou simplesmente omitidas: “Muitas vezes não se entende quem escreveu ou com base em que informação. Não se vê a evidência cientifica”, diz.

A 10 de maio realiza-se o XVII Congresso de Nutrição e Alimentação e um dos temas discutidos será o da alimentação na sociedade da informação: “É um dos grandes desafios da nossa área na medida que há muitas publicações, muita informação e pouca de qualidade cientifica, emanada por pessoas que não são da área.”

Mas há plataformas com informação credível, baseada na ciência e elaborada por profissionais. Se quiser saber mais sobre dietas e sobre nutrição é nestes sites que deverá procurar. Mas lembre-se: qualquer alteração na alimentação deverá ser analisada junto de um profissional da área, porque a nutrição não é um assunto simples ou leve. É um universo complexo e “sério”, que pode “comprometer o nosso estado de saúde, sobretudo quando se age sem noção das implicações que as as acções podem ter no organismo.”

Associação Portuguesa de Nutrição

A APN é uma “associação técnico-científica que disponibiliza no seu website um conjunto diversificado de informação”, que é dirigida tanto a profissionais da área da nutrição e alimentação, como ao público em geral. Aqui pode encontrar “e-books, guias, ou marcadores de livros.”

Direção-Geral da Saúde

A DGS é a “entidade de referência na área da saúde em Portugal, que publica orientações, notícias e informações úteis para os utentes.”

Nutrimento – Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável

“O blogue do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, reúne um conjunto de documentos e notícias relevantes para a população em geral e para profissionais da área no sentido de promoverem a alimentação saudável”, diz.

Direção-Geral do Consumidor

A Direcção-Geral do Consumidor tem informação sobre alimentação e nutrição, que é apresentada em diferentes tipos de materiais, como “brochuras e guias.” Para a secretária geral da APN, destaca-se a informação sobre a Roda dos Alimentos.

Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

Este site “integra a Tabela da Composição dos Alimentos, uma importante ferramenta para a consulta de informação sobre a composição nutricional de alimentos disponíveis no mercado nacional.”

Organização Mundial da Saúde

É, segundo Helena Real, “a entidade de maior referência a nível da saúde em geral no mundo”, que disponibiliza informação atualizada, “referente a muitos assuntos ligados à saúde, à alimentação e nutrição, com a publicação das recomendações mais recentes na área.”

Food and Agriculture Organization of the United Nations

“Uma entidade que disponibiliza informação sobre alimentação e agricultura”, diz. É “uma referência também na área de recomendações no âmbito da nutrição” e foi a criadora do Dia Mundial da Alimentação em 1982.

European Food Information Council

Neste site pode encontrar informação escrita de forma simples sobre “inúmeros assuntos da área da alimentação e nutrição, traduzida em vários línguas, incluindo português.”

Eat Right

O site institucional da Academy of Nutrition and Dietetics é “uma entidade de referência a nível mundial na área da nutrição e alimentação.”

Fundación Dieta Mediterranea

É “uma entidade que fornece um conjunto alargado de informações e atividades na área da Dieta Mediterrânica, um estilo de vida marcadamente comprovado como sendo protetor de saúde”, diz Helena Real.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]