Limpar os pincéis de maquilhagem é mais importante do que imagina. Saiba como fazê-lo em 3 passos

O tempo médio de vida de um pincel pode ser de meses ou de anos. Tudo depende da forma e regularidade com que os limpamos.

Diferentes tipos de pincéis de maquilhagem / Pexels

Quando falamos em maquilhagem, pensamos sempre nos produtos e não tanto nos acessórios. O pó, as sombras, o blush, o baton, a máscara, lembramo-nos automaticamente. E os pincéis? Sem eles, dificilmente conseguimos aplicar a maquilhagem. E sem cuidar deles, também não.

É preciso limpá-los com regularidade. Para a maquilhadora Mariana Daehnhardt todos os pincéis, sem exceção, devem ser limpos. Quer os pincéis, quer as esponjas acumulam pó e criam bactérias que passam diretamente para a pele. Além disso, quando se limpa os pincéis, a durabilidade dos mesmos é muito maior e a aplicação da maquilhagem muito mais fácil”.

E com que regularidade devemos limpar os pincéis?

“Os pincéis que são usados para aplicar base líquida, devem ser lavados 1 vez por semana, impreterivelmente. Os outros pincéis, de base ou bronzeador em pó, e de sombras, idealmente de 15 em 15 dias, mas se for 1 vez por mês, não é grave. Isto tudo, quando falamos em pincéis que são usados diariamente, mas não profissionalmente.”, explica Mariana Daehnhardt à MAGG.

Qual a melhor forma de limpar os pincéis de maquilhagem?

São 3 os passos essenciais para uma limpeza eficaz, segundo a maquilhadora.

1.º Passo – Aplicar o produto de limpeza diretamente no pincel. Podem optar por um acessório de limpeza que haja no mercado ou por um bom sabonete ou gel de limpeza que usem normalmente.

2.º Passo – Passar por água morna, até o produto sair na totalidade.

3.º Passo – Secar. Primeiramente deve ser retirado o excesso de água, depois com uma toalha turca ou um papel de cozinha, “apertar” o pincel várias vezes entre a toalha ou o papel, e puxar devagar para fora, no sentido dos pelos. Posteriormente, o pincel deverá acabar de secar ao natural (nunca usar o secador de cabelo), em cima de uma superfície plana, em que o pelo não está em contacto com essa mesma superfície.

“Há dois tipos de pincéis que todas as mulheres deviam ter e investir. Um bom pincel para o blush e outros dois para as sombras (um para a pálpebra móvel e outro para iluminar o côncavo do olho). Bons pincéis fazem toda a diferença na maquilhagem, mas não têm necessariamente que ser caros. Têm apenas que distribuir uniformemente os produtos e não arranhar a pele”, aconselha Mariana Daehnhardt.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. fabiolacarlettis@magg.pt