Promovido pelo Lionesa Business Hub, o Happiness Camp é a maior conferência dedicada à felicidade corporativa na Europa. Depois do sucesso conquistado no ano passado, está de volta a segunda edição do evento, que vai realizar-se a 14 de setembro, na Alfândega do Porto. A entrada é gratuita, mas é necessária uma inscrição prévia neste site para garantir o lugar.

Ordem dos Médicos avisa: profissionais de saúde "são vítimas de burnout e sofrimento ético"
Ordem dos Médicos avisa: profissionais de saúde "são vítimas de burnout e sofrimento ético"
Ver artigo

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão e o burnout vão ser a segunda maior causa de incapacidade no mundo até 2030, sendo apenas ultrapassados pelas doenças cardiovasculares. “É neste contexto que o Happiness Camp emerge, disponibilizando uma plataforma única onde as empresas podem aprender competências e técnicas para a sustentabilidade humana. Este objetivo será materializado pela conferência no Porto, a qual tem como principal objetivo a partilha de conhecimentos, sensibilização e criação de uma comunidade de apoio, onde os participantes possam trocar as melhores práticas sobre a felicidade”, pode ler-se em comunicado.

Portugal é apresentado como o país da Europa com maior risco de burnout relacionado com a atividade profissional. António Pedro Pinto, cofundador e CEO do Happiness Camp, explica que o maior objetivo é “que a felicidade seja acessível a todos, razão pela qual o Happiness Camp é 100% gratuito”.

20 oradores nacionais e internacionais estarão divididos entre dois palcos – o The Happy Stage e o The Joyful Stage. O primeiro palco “vai abordar a felicidade sob uma perspetiva holística”, enquanto o segundo é dedicado a “temas de nicho, como a ergonomia no escritório, a atividade física como catalisador de bem-estar e o papel da arte e da cultura na promoção da felicidade pessoal”.

No entanto, e como é de felicidade que estamos a falar, não haverá apenas com palestras. No Happiness Camp vão existir áreas dedicadas à arte e à cultura e vai ainda ser apresentado o Dopamine Hub, conceito inédito em Portugal. “O mesmo será materializado através de um percurso sensorial de intervenções artísticas e terá como objetivo estimular a produção de dopamina nos participantes”. O encerramento do evento vai ser celebrado no Cais da Alfândega, com vista sobre o Douro. O momento promete criar um ambiente mais descontraído de networking.

Os participantes vão ter direito a um certificado acreditado pelo Happiness Business School.