Depois de verem os seus programas suspensos, devido à greve do Writers Guild of America (WGA), entidade que engloba diferentes sindicatos de guionistas e argumentistas de televisão e cinema norte-americano, os apresentadores de talk shows e comediantes Stephen Colbert, Jimmy Fallon, Jimmy Kimmel, Seth Meyers e John Oliver juntaram-se num novo projeto: “Strike Force Five”, um podcast com propósito solidário. 

O anúncio foi feito pelo Spotify, plataforma onde já pode ouvir o primeiro episódio, lançado na passada quarta-feira, 30 de agosto. Os apresentadores, que se começaram a reunir semanalmente em maio, altura em que a greve teve início, divulgam agora algumas conversas privadas entre todos. Trazem ao público diferentes perspectivas sobre vários assuntos, opiniões vincadas, e claro, o humor a que já nos habituaram.

Ainda não se sabe ao certo quantos episódios vão ser lançados, mas segundo o Spotify “pode contar com pelo menos 12, com cada apresentador a servir de moderador, de forma rotativa”.

As estrelas dos programas de late-night não esquecem as equipas que trabalham com eles, e desta forma vão doar os lucros conseguidos com o “Strike Force Five” às equipas dos programas “The Late Show with Stephen Colbert”, “The Tonight Show Starring Jimmy Fallon”, “Jimmy Kimmel Live”, “Late Night with Seth Meyers” e “Last Week Tonight with John Oliver”.

Desta forma pretendem mostrar-se solidários para com os guionistas e relembrar que os programas não acontecem sem estes. Stephen Colbert, em maio, já tinha falado sobre a importância desta parte da equipa. “Também penso que as exigências dos escritores não são irracionais”, pode ler-se na CNN.

Os argumentistas reclamam melhores condições de trabalho e ordenados que garantam a sobrevivência numa indústria que dizem estar sempre em mutação. Esta greve avançou em maio com o apoio de 97,85% dos membros pertencentes aos sindicatos.