Marque na agenda porque vem aí uma das séries do ano. "Franklin", protagonizado por Michael Douglas, conta a história de Benjamin Franklin, um dos pais fundadores dos Estados Unidos e um dos redatores da Constituição norte-americana. A minissérie estreia-se na plataforma de streaming Apple TV + a 12 de abril.

Realizada por Tim Van Patten ("Os Sopranos", "Boardwalk Empire", "Guerra dos Tronos"), tem oito episódios, baseados no livro "A Great Improvisation: Franklin, France, and the Birth of America", de Stacy Schiff. Michael Douglas, de 79 anos, encabeça o elenco onde se incluem nomes como Noah Jupe, Thibault de Montalembert, Danny Mays, Ludivine Sagnier e Eddie Marsan.

A série situa-se temporalmente nos oito anos que Benjamin Franklin passou em França onde, sem qualquer experiência diplomática e já septuagenário, conseguiu convencer o rei Luís XVI a assinar o Tratado da Aliança, um passo decisivo para a independência dos Estados Unidos, conquistada à Grã-Bretanha após a Guerra da Independência.

Benjamin Franklin, que morreu em 1790 aos 85 anos, foi o verdadeiro homem dos sete ofícios, tendo começado a sua carreira como editor de jornais. Cientista, escritor, matemático, foi pai de várias invenções, entre as quais o pára-raios, as lentes bifocais ou a primeira versão do que viria a ser o fogão moderno. O seu papel fundamental no caminho para a independência do seu país fê-lo entrar para o grupo dos denominados pais fundadores dos Estados Unidos (John Adams, Benjamin Franklin, Alexander Hamilton, John Jay, Thomas Jefferson, James Madison e George Washington). 

"Benjamin" marca o regresso de Michael Douglas à ficção televisiva, três anos depois de ter protagonizado "O Método Kominsky", da Netflix, que lhe valeu um Globo de Ouro em 2019.

Veja o trailer de "Benjamin"