O amor de Aurora Guerra (Carolina Carvalho) e Fred Nascimento (Ângelo Rodrigues) é o epicentro da história de "Papel Principal". A nova novela escrita por Ana Casaca traz para o pequeno ecrã os bastidores do mundo do espectáculo, em particular do teatro de revista.

Carolina Loureiro e Vítor Kley estão separados. "A distância e o trabalho venceram-nos"
Carolina Loureiro e Vítor Kley estão separados. "A distância e o trabalho venceram-nos"
Ver artigo

A produção marca o regresso de Carolina Loureiro à ficção de horário nobre, um ano depois do fim de "Lua de Mel". Para dar vida a Gabriela Santos, a atriz de 31 anos mudou a cor de cabelo. "Estou a habituar-me mas tenho gostado cada vez mais. As gravações estão a correr muito bem. Acho que vai ser um novelão. Temos um elenco brilhante e trabalhamos muito bem em conjunto. Acho que vai ser um sucesso", explicou Carolina à margem do evento de apresentação da linha de cosméticos capilares Self Love.

Carolina Loureiro e Marco d'Almeida
Carolina Loureiro e Marco d'Almeida créditos: Instagram

As cenas físicas têm sido, desde que protagonizou "Nazaré", uma constante. Mas em "Papel Principal", Carolina enfrenta um desafio ainda maior. "Ela quer ser lutadora de boxe. Inicialmente o Fred [Ângelo Rodrigues] vai treiná-la e ela vai chegar a competir. Talvez, não sei (risos)", desvenda.  A atriz conta que as cenas de boxe são muito frequentes, mas que nem assim desenvolveu gosto pela modalidade. "Não tem nada que ver comigo, é um desporto com o qual não me identifico. Tenho vindo a gostar, mas é uma coisa que nunca iria experimentar. É muito violento", reconhece.

Gabriela e Ângelo (Marco d'Almeida) formam uma dupla "do bairro" com métodos pouco ortodoxos, que faz roubos e assaltos mas para ajudar os mais desfavorecidos.

"O meu irmão e os amigos dele chamam-me Nazaré!"

Carolina Loureiro interpretou a sua primeira protagonista, "Nazaré", entre 2019 e 2022, nas novelas "Nazaré" e "Lua de Mel". O perfil combativo e lutador da personagem da trama escrita por Sandra Santos também é comum ao de Gabriela, a sua nova personagem.

"Esta também é forte, se bem que elas são bem diferentes. A Nazaré era uma personagem muito impulsiva e esta não. Esta é cerebral, pensa muito antes de agir e assusta só com o olhar", explica a atriz, que descreve Gabriela como uma "vilã junior". "Ela é o braço direito do Marco d'Almeida, o Ângelo, que é o boss do bairro. Está na onda do crime. Tem-me dado bastante gozo, porque é diferente de mim e do que eu tenho feito."

Carolina Loureiro na novela Lua de Mel, da SIC
Em que alhadas se irá meter Nazaré em "Lua de Mel"? créditos: Imagem cedida

Nazaré, a personagem mais marcante de Carolina Loureiro, foi um fenómeno de popularidade junto de um público mais jovem. O facto de a novela ter sido emitida durante a pandemia da COVID-19 prendeu ao pequeno ecrã um público mais jovem, que habitualmente não via novelas, o que teve um impacto nas redes sociais.

"A personagem foi construída quase como se fosse uma super heroína, então acho que o pessoal mais novo gosta muito disso. O facto de ser uma mulher empoderada, da força, acho que cativou muito o público. E fico muito contente que as crianças gostem. Quando vêm crianças ter comigo e falam sobre a personagem, gosto mesmo! O meu irmão e os amigos dele chamam-me Nazaré (risos)! Deixei de ser Carolina", conta.

A estreia acontece de "Papel Principal" esta segunda-feira às 21h50, na SIC.