Depois de anunciar que, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, vai estar a cargo da organização do Tribeca Festival Lisboa, a primeira edição europeia (e portuguesa) do festival de cinema norte-americano criado por Robert de Niro, em 2002, o grupo Impresa tem mais uma carta na manga: dois novos canais digitais, e de acesso gratuito, com emissão 24 horas.

Batizados de SIC Alta Definição e SIC Replay, estes canais prometem proporcionar "aos utilizadores uma experiência de consumo mais rica e variada" dos conteúdos da estação de Paço de Arcos, lê-se em comunicado. Acessíveis através do site da SIC e da respetiva plataforma de streaming, não são apenas uma adição à oferta existente, mas uma promessa de diversão e entretenimento ininterruptos.

Trocado por miúdos, nestes canais vai poder ver os conteúdos da estação sem parar, em qualquer dispositivo móvel e sem custos adicionais. No caso daquele que é dedicado ao programa de Daniel Oliveira, este terá dezenas de episódios a correr livremente, juntando várias gerações de entrevistados e conversas – esta sexta-feira, 12 de abril, vão voltar a ser transmitidas as entrevistas a Oceana Basílio, Joaquim Monchique, Maya ou Tony Carreira, por exemplo.

Tribeca Film Festival chega a Portugal — e já sabemos onde e quando. Robert De Niro vai marcar presença
Tribeca Film Festival chega a Portugal — e já sabemos onde e quando. Robert De Niro vai marcar presença
Ver artigo

Quanto ao SIC Replay, o objetivo é o mesmo, mas os conteúdos são outros. Assumindo-se como um autêntico tesourinho para os espectadores mais ávidos da estação, as propostas deste canal digital vão de clássicos da SIC, como "Médico de Família", aos mais recentes, dos quais "Vale Tudo". Há "entretenimento, humor, magazines, ficção para ver, para se emocionar, para rir, para chorar, para se espantar, para recordar", continua a estação em comunicado.

"E não há anúncios?", deve estar a perguntar-se. Sim, há, mas com uma particularidade: foi introduzido o conceito revolucionário de personalização de publicidade com a tecnologia SSAI (server-side ad insertion). Isto pressupõe uma experiência de visualização semelhante à televisão tradicional, mas com a flexibilidade de personalizar anúncios como nas plataformas digitais, sem interrupções irritantes ou perda de qualidade.

Além disso, estes novos canais são suportados por uma nova ferramenta de grelha e playout, que viabilizam não só a criação de canais lineares como os recentemente lançados, mas também abrem as portas para canais pop-up dedicados a eventos sazonais, como festivais de verão e muito mais.