Primeiro dia de ensaios da 67ª edição do Festival Eurovisão da Canção e Portugal já subiu ao palco da Liverpool Arena. Rodeada de quatro bailarinos mas sem o sofá que usou como adereço no Festival da Canção, em março, Mimicat já levou o seu "Ai Coração" até às objetivas das câmaras da Eurovisão. Isto porque, este ano, a organização do certame de música decidiu mudar as regras de acesso aos ensaios, estando a primeira ronda vedada aos meios de comunicação social, influencers e fãs acreditados para o evento.

Mimicat é a grande vencedora do Festival da Canção. Oiça a música com que Portugal vai concorrer à Eurovisão
Mimicat é a grande vencedora do Festival da Canção. Oiça a música com que Portugal vai concorrer à Eurovisão
Ver artigo

No site oficial da Eurovisão, há elogios à prestação portuguesa. "Vocalmente, Mimicat está incrível. Este é um número de cabaret clássico para agradar ao público e a nota final é GIGANTE. Tudo o que precisamos para entrarmos no espírito de uma tarde cheia de ensaios", pode ler-se no liveblog do evento.

Com um vestido vermelho com apontamentos rosa, Mimicat optou por manter a exuberância das penas usada no Festival da canção, mas num vestido cai-cai, e com luvas como adereço. Os quatro bailarinos (as irmãs Vanda e Inês Gameiro, Daniel Courinha e Daniel Soares) usam fatos nos mesmos tons e, a avaliar pelas imagens, a dinâmica da atuação original mantêm-se: Mimicat ao centro e os bailarinos a dançarem em seu torno.

Veja as fotos do primeiro ensaio de Mimicat

Dos 15 países que atuam na primeira semifinal, a 9 de maio, apenas 10 se classificarão para final, que acontece a 13 de maio. Portugal atua em quinto lugar e concorre contra dois dos países favoritos à vitória: Suécia e Finlândia. A primeira semifinal pode ser vista em direto na RTP e RTP Play a partir das 20 horas, ou no canal oficial de Youtube da Eurovisão. 

Ordem de atuações da primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção

  1. Noruega
  2. Malta
  3. Sérvia
  4. Letónia
  5. Portugal
  6. Irlanda
  7. Croácia
  8. Suiça
  9. Israel
  10. Moldávia
  11. Suécia
  12. Azerbeijão
  13. República Checa
  14. Países Baixos
  15. Finlândia