O futuro está prestes a chegar. E não, não é aquele em que alguém pretende ser rico ou construir uma família, mas um em que muitos não conseguem viver sem: o futuro do café. A possibilidade de ter uma coffee shop em casa está cada vez mais próxima, e as inovações que as marcas têm feito ao longo dos anos caminham todos para a mesma direção, tentando ao mais alto nível ajudar os consumidores a ter uma experiência inesquecível no conforto das suas casas.

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Claro que, quando se fala de café, é impossível não falar de todas as marcas vendidas em supermercado relacionadas com este produto, e cada uma delas pretende criar uma diferença no mercado. A Nescafé Dolce Gusto não quis ficar para trás e, já no primeiro trimestre de 2024, traz uma surpresa que promete revolucionar esta indústria: as suas novas máquinas e cápsulas de café. Com o novo sistema NEO em Portugal, a marca quer representar o futuro a longo prazo, elevando esta experiência a um novo nível através da junção de café de alta qualidade, versatilidade, conectividade e sustentabilidade.

Como? Nós explicamos. Começando pelas novas cápsulas, estas vão ser feitas inteiramente à base de papel, sendo as primeiras algumas vez vendidas em Portugal. Fabricadas com cerca de um grama de papel, estas novas cápsulas de café NEO são certificadas para compostagem, tanto doméstica como industrial, o que quer dizer que existirá um processo biológico através do qual este revestimento em papel se transformará numa substância semelhante ao solo.

E o processo demora nada mais nada menos do que seis meses, desde o dia em que o consumidor descarta a embalagem até que esta se transforme em terra. Assim, a Nescafé Dolce Gusto pretende dar aos seus clientes um “café solo a solo”, de maneira a que a sustentabilidade seja uma palavra imperativa na vida de cada um.

No entanto, para estas cápsulas, é preciso uma máquina de café que as consiga ler. E sim, leu bem. É preciso um sistema tecnológico que consiga ler o código que está embutido nas novas cápsulas de papel, para que o café saia conforme as preferências do consumidor. Isto quer dizer que através do reconhecimento automático das cápsulas, a máquina ajusta automaticamente a pressão, temperatura, tempo de extração da bebida e quantidade, adaptando o método de preparação e os parâmetros de extração a cada receita.

Ou seja, se a caixa de cápsulas que o consumidor comprar for uma caixa dos novos cafés expresso, por exemplo, a máquina vai automaticamente perceber que tipo de café é que foi colocado e prepará-lo com as indicações certas, assim como com o correto método de extração. A NEO oferece, no total, três métodos de extração para preparar as seis novas variedades de café: espresso, espresso intense, lungo (todos com o método de extração de alta pressão), americano (com o método de extração top up), grande e carafe (com o método de extração “slow brew”), tudo na mesma máquina e com um simples toque de um botão.

Existe ainda uma função de desligar automática para limitar qualquer consumo em standby, e a máquina desliga passado um minuto em que não esteja a ser utilizada. Além disso, para além de ser sustentável, promete também ser bastante tecnológica, oferecendo aos seus consumidores a possibilidade de conectar o telemóvel à máquina, permitindo que cada um personalize a preparação da sua bebida, ajustando a quantidade e a temperatura de acordo com as suas preferências.

E não, a resposta a todas as perguntas que se poderiam formar na nossa cabeça antes de se provar o café, é não. É difícil de utilizar? Não. O papel encrava a máquina? Não. O café fica com um sabor esquisito? Também não.

O exercício de colocar a cápsula de papel dentro da máquina é exatamente igual a todos os outros, e basta pegar na cápsula e metê-la dentro da ranhura própria. O sabor do café não é afetado, pois a cápsula é furada pela máquina da mesma maneira que as cápsulas de alumínio são, não tendo a possibilidade de ficar ensopada ou desintegrada.

Todos os novos produtos chegam ao mercado nacional no dia 5 de março, estando disponíveis em todos os supermercados, assim como no site da marca. Os preços irão variar consoante aquilo que as marcas de retalho entenderem, mas o recomendado pela Nescafé Dolce Gusto é de 3,99€ para uma embalagem de 12 cápsulas e de 149,90€ para a máquina de café. 

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