O designer de moda Manuel Alves morreu aos 72 anos. A notícia foi avançada por Felipa Garnel na rede social Instagram. "A sobrevoar os EUA, recebo uma mensagem com a notícia da tua partida, querido Manel. É estranho, talvez por estar nas nuvens, embora longe de Portugal, sinto-me tão perto de ti. Agora estás em paz. Para trás deixas uma vida cheia, linda, a obra do artista fantástico que foste, com um dos sentidos estéticos mais apurados que conheci. Vais fazer falta Manel", escreveu a ex-diretora da revista "Lux".

Manuel Alves, de 72 anos, natural de Montalegre, formou dupla com o também criador Manuel Gonçalves em 1984, quando ambos decidem abrir duas lojas no Bairro Alto, em Lisboa. A dupla lança a sua primeira coleção conjunta em 1985, tendo vindo a ser presenças assíduas nas semanas de moda nacional desde então. 

A dupla Alves/Gonçalves desenhou uniformes para empresas como a Vodafone e a TAP, assim como figurinos para cinema, teatro e bailado. Manuel Alves e Manuel Gonçalves foram dos nomes mais conceituados da moda portuguesa, tendo vestido praticamente todas as celebridades nacionais nas últimas duas décadas, desde Alexandra Lencastre a Maria João Bastos, passando por Bárbara Guimarães até mais recentemente Filomena Cautela, Daniela Ruah e Conan Osíris.

Manuel Alves morreu na sequência de uma doença oncológica.