A marca Magnum transcende o universo dos gelados e, de mãos dadas com três designers internacionais e um designer português, lança esta terça-feira, 14 de setembro, uma coleção limitada de toalhas de praia e páreos. A ideia é que todas as peças sejam não só multiusos como fiéis tanto à marca como à essência do criador.

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Gonçalo Peixoto foi eleito pela Magnum, marca de que é embaixador desde abril deste ano, para criar uma peça, única e versátil, para os dias de verão. À MAGG, o designer português conta que a criação procura personificar o "desejo e a ideia de fruto proibido" e, por isso, não estará à venda.

No entanto, pode deitar a mão (salvo seja) a esta produção exclusiva, de forma totalmente gratuita, e o criador explica como. Mas já lá vamos. 

Para além do designer de Famalicão, a coleção limitada conta com criações de Frank Pellegrino (Paris), Magnus Voll Mathiassen (Noruega) e, ainda, Shawna X (Nova Iorque).  As peças destes artistas internacionais já se encontram disponíveis no site oficial da Magnum e os lucros da venda revertem para a Hippie Foundation, uma organização fundada pela embaixadora mundial Magnum, Miley Cyrus, em 2014, que promove a igualdade e os direitos da comunidade LGBTQI+. 

Seja para apanhar sol na praia, para arrasar na pista de dança ou, até, para surpreender tudo e todos num sunset ao final do dia, o páreo, que faz parte da coleção limitada da Magnum, é muito mais do que um páreo – e, neste caso, é multiusos. "Há mil maneiras de o usar, desde que sejamos criativos", conta Gonçalo Peixoto.

"Queriam que a coleção fosse um reflexo do que sou enquanto designer, preservando o lado Magnum, claro. Deram-me liberdade total. Às tantas, a ideia era perceber como é que um gelado pode estar presente numa toalha de um modo mais discreto – e esse foi o maior desafio", diz.

A marca recorreu à tecnologia para facilitar o acesso aos gelados Magnum. "Ao fazerem scan do código QR na etiqueta das toalhas e páreos, serão direcionados para uma página de Magnum onde podem selecionar o parceiro de entrega, fazer o pedido e receber os gelados em 30 minutos, tudo para aproveitar o verão da melhor forma", avança a marca.

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Podemos (e devemos) descartar a questão do género

À MAGG, Gonçalo Peixoto explica que criou o novo páreo com o principal objetivo de "transmitir prazer e o desejo de estar na praia – quase como se simbolizasse o regresso a uma realidade que nos foi roubada pela COVID-19.

O designer português garante que o novo páreo é um reflexo não só da marca Magnum, mas de quem é enquanto criador. Gonçalo Peixoto dá-nos uma referência visual do que podemos tentar interpretar com base na sua criação.

A premissa é simples: trata-se de tentar desmontar um gelado Magnum, quase como se o partíssemos ao meio e pudéssemos observar cada uma das camadas. Sempre com recurso a cores fortes, animadas e divertidas. "Vão perceber claramente que a Magnum está lá, principalmente através das silhuetas, e, através das cores, também vão perceber que o Gonçalo lá está", conta.

Gonçalo Peixoto
Gonçalo Peixoto lança páreo exclusivo, em parceria com a marca Magnum. créditos: Afonso Duarte Batista

O embaixador da Magnum explica que, no que ao páreo diz respeito, podemos (e devemos) descartar a questão do género e garante que se trata se uma peça transversal. No entanto, explica que o seu foco, fora da colaboração com a marca Magnum, passa pela criação de roupa essencialmente para o público feminino.

"Eu desenho para mulheres"

"Eu desenho para mulheres e sou muito sensível às vossas necessidades. Gosto de discutir ideias com amigas", conta Gonçalo, que faz questão de acrescentar que a intervenção de mulheres no seu processo criativo o enriquece enquanto profissional.

Gonçalo Peixoto assume-se como um criador sonhador, divertido e extremamente apaixonado pelo que faz. “Sou apaixonado pelo que faço – e, no fim do dia, é o amor que salva tudo”, diz.

Afinal de contas, como pode adquirir o novo páreo da Magnum?

De acordo com o criador, a premissa de "desejo", que esteve na base da criação da peça, implica que o páreo seja de caráter exclusivo e, por isso, que não esteja à venda. No entanto, Gonçalo Peixoto revela à MAGG que a criação será sorteada através de passatempos, com data por revelar, que resultarão da parceria entre o designer português e a Magnum.

Gonçalo Peixoto vai marcar presença na Milan Fashion Week, onde está prevista a apresentação da sua coleção de verão para 2022. "Por isso, muito em breve, vamos ter novidades", conta.