Outubro, 2016. Patrizia Reggiani sai da prisão após cumprir 18 anos (de uma pena que originalmente seria de 29) por, em 1998, mandar matar o ex-marido, Maurizio Gucci, neto do fundador da casa de moda e herdeiro do império. Quando questionada por uma jornalista por que não tinha sido ela a disparar sobre o marido, a resposta terá sido esta: "A minha visão não é assim tão boa e não queria falhar."

A realidade ultrapassa sempre a ficção em detalhes sórdidos e insólitos. Talvez isso ajude a explicar o porquê de "Casa Gucci", realizado por Ridley Scott, ser um dos filmes mais aguardados deste ano. É que além de juntar um conjunto de estrelas no seu elenco, é baseado numa história verídica que mistura amor, traição, vingança, poder e esquemas mesquinhos que culminam num homicídio.

Estamos cada vez mais viciados em documentários sobre crimes reais?
Estamos cada vez mais viciados em documentários sobre crimes reais?
Ver artigo

Numa altura em que os documentários e os podcasts de crime estão estão cada vez mais populares, neste filme volta-se ao passado para recordar um dos casos mais mediáticos em Itália, dramatizando a relação de Patrizia e Maurizio até ao fim, levando Reggiani a ganhar o cognome de "Viúva Negra".

Mostramos-lhe tudo aquilo que já sabemos sobre o filme "Casa Gucci".

Afinal, qual é a história do filme?

Baseado no livro "The House of Gucci: A Sensational Story of Murder, Madness, Glamour and Greed", de Sara Gay Forden, "Casa Gucci" vai dramatizar não só a relação entre Maurizio Gucci, neto do fundador da famosa casa de moda e, na altura, aquele que iria herdar o império, e Patrizia Reggiani — que, após o casamento, em 1972, se tornou numa das personalidades mais influentes da alta sociedade italiana.

Em 1985, no entanto, o marido pediu o divórcio por se ter apaixonado por outra mulher, alegadamente mais jovem. O processo foi complexo e demorou cerca de seis anos a ser concretizado. Em 1995, Patrizia Reggiani encomendou a morte do marido, baleado em frente ao escritório.

Segundo os promotores legais encarregados de dar seguimento ao caso em tribunal, os motivos de Reggiani para o crime envolveram ciúme e ressentimento pelo facto de se considerar abandonada pelo ex-marido. O assassino foi contratado através de um intermediário, Giuseppina Aurienma, a vidente pessoal da socialite italiana.

A família Gucci já reagiu ao filme?

Sim. Patrizia Gucci, prima de Maurizio, fez saber-se "verdadeiramente desiludida" com aquilo que já teve oportunidade de ver sobre o novo filme de Ridley Scott, tal como explicou em declarações à agência Associated Press.

"Estão a roubar a identidade de uma família para ganhar dinheiro e gerar ainda mais lucro à estrutura de Hollywood. A nossa família tem identidade e direito à privacidade. Podemos falar de tudo, mas há linhas que não podem ser transpostas", refere.

A queixa em causa, explica a mesma publicação, tem que ver com o facto de o filme ter sido feito sem a colaboração da família Gucci. Patrizia Gucci terá tentado contactar o realizador, mas não obteve resposta. Além disso, considera que o livro em que o filme se baseia está repleto de incongruências.

A família Gucci diz ainda que decidirá que ações tomar, judicialmente falando, depois da estreia da produção.

Quem faz parte do filme?

Além de Ridley Scott (o mesmo por detrás de produções como "Gladiador", "Perdido em Marte", "Blade Runner" e "The Terror"), que assume a realização do filme, o elenco é repleto de estrelas.

Ora aponte: Jared Leto ("O Clube de Dallas"), Salma Hayek ("Frida"), Al Pacino ("O Padrinho") e Jeremy Irons ("Watchmen"). Nos papéis principais estão Adam Driver ("Marriage Story"), que vai interpretar Maurizio Gucci, e Lady Gaga ("Assim Nasce Uma Estrela") que dá vida a Patrizia Reggiani.

Se conquistar a Academia de Hollywood, Gaga pode concorrer ao Óscar depois de, em 2018, ter vencido um pela canção em "Assim Nasce Uma Estrela".

9 filmes que já estão nas plataformas de streaming e que tem (mesmo) de ver
9 filmes que já estão nas plataformas de streaming e que tem (mesmo) de ver
Ver artigo

O filme ainda está a ser filmado ou já terminou?

"Casa Gucci" foi inteiramente filmado em Itália, para se manter fiel à história e ao cenário original.

Em filmagens desde o início do ano, mesmo em contexto pandémico, as equipas deram por encerradas as filmagens a 8 de maio, tal como, na altura, Lady Gaga fez saber através de uma publicação nas suas plataformas oficiais.

Nesta fase, o filme estará em pós-produção.

Já se conhece data de estreia?

Sim, mas pode ser alterada consoante a evolução da pandemia nos EUA e no mundo.

Nos EUA, a data da estreia está prevista para 24 de novembro. A ideia é que o lançamento seja exclusivo nos cinemas.

Vai chegar a Portugal?

Sim. A estreia do filme em Portugal está confirmada para 25 de novembro, ou seja, um dia depois da estreia americana. Em Portugal, o filme será distribuído pela NOS Audiovisuais.