Aos 61 anos, Tom Cruise é uma das últimas estrelas de Hollywood à moda antiga. Não faz séries de televisão, conserva uma aura de mistério em torno da sua vida pessoal e o facto de continuar a fazer as suas próprias proezas físicas nos filmes que protagoniza contribui ainda mais para esse estatuto.

"Top Gun: Maverick" é o último grande filme de cinema
"Top Gun: Maverick" é o último grande filme de cinema
Ver artigo

Esta quinta-feira, 13 de julho, chega às salas de cinema o sexto filme da saga "Missão Impossível". Tom Cruise protagoniza o franchise desde 1996 e volta a dar vida a Ethan Hunt, agente da Impossible Missions Force. "Missão: Impossível - Ajuste de Contas Parte Um" que, como o nome indica, terá uma segunda parte, prevista para junho de 2024, conta com Hayley Atwell, Ving Rhames, Simon Pegg, Rebecca Ferguson, Vanessa Kirby, Esai Morales, Pom Klementieff, Mariela Garriga e Henry Czerny nos principais papéis.

Para celebrar os 42 anos de carreira cinematográfica de Thomas Cruise Mapother IV (nome de batismo da estrela nascida a 3 de julho de 1962 em Syracuse, Nova Iorque), a MAGG reuniu todos os filmes do ator que estão disponíveis nas plataformas de streaming.  A lista, embora extensa, não inclui muitos dos grandes êxitos da carreira de Cruise, como "Magnolia", "A Cor do Dinheiro", "Nascido a 4 de Julho" ou "Jerry Maguire", indisponíveis em serviços de streaming.

"Cocktail" (Disney +)

Na pele de Brian Flanagan, um charmoso barman que usa o seu carisma e bom aspecto para angariar clientes, "Cocktail", de 1988, transformou Tom Cruise num sex symbol. Atualmente um filme de culto e um êxito de bilheteira na altura, foi considerado o pior filme do ano nos prémios Raspberry.

"A Lenda da Floresta" (Disney +)

Neste filme de 1985, realizado por Ridley Scott, Tom Cruise dá vida a Jack O' the Green, um elfo da floresta que tem por missão impedir o Senhor das Trevas de mergulhar o mundo na noite eterna.

"Entrevista com o Vampiro" (HBO Max)

Brad Pitt e Tom Cruise encabeçam um elenco de luxo, que inclui também Kirsten Dunst, Antonio Banderas e Christian Slater. Baseado na obra homónima de Anne Rice, a ação centra-se em Lestat (Cruise) e Louis (Pitt), começando pela transformação de Louis em vampiro e, depois, quando fazem o mesmo processo a Claudia (Kirsten Dunst), de 10 anos.

"Eyes Wide Shut" (HBO Max)

Tom Cruise e Nicole Kidman, casados na altura da rodagem do filme, protagonizaram aquele que seria a última obra realizada por Stanley Kubrik. Os atores dão vida a Bill e Alice, um casal que decide apimentar a relação ao aventurar-se numa festa secreta onde os desejos sexuais mais proibidos podem ser realizados.

"Colateral" (HBO Max)

Tom Cruise é Vincent, um assassino profissional que contrata o taxista Max Durocher (Jamie Foxx) para uma missão que consiste em aniquilar quatro pessoas. Mas nem tudo corre como planeado.

"Tempestade Tropical" (HBO Max e SkyShowtime)

Tom Cruise tem um pequeno (mais hilariante) papel nesta comédia protagonizada por Ben Stiller como Les Grossman, o executivo de um estúdio de cinema que está a produzir o filme "Tropic Thunder".

"No Limite do Amanhã" (HBO Max)

Quando a Terra é atacada por extraterrestes, Bill Cage (Tom Cruise), oficial das Forças Armadas dos Estados Unidos, é obrigado a ir para a linha de frente. Acaba por ficar preso no tempo, condenado a reviver esta data. A cada morte e renascimento, Cage avança e tem a hipótese de mudar o curso dos acontecimentos com o apoio da guerreira Rita Vrataski (Emily Blunt).

"Dia e Noite" (Netflix e Prime Video)

Nesta espécie de versão romântica de "Missão Impossível", June (Cameron Diaz) cruza-se com Roy (Tom Cruise), um agente secreto obsessivo-compulsivo num voo. Ele não só lhe vira a vida do avesso, como ainda arrasta atrás de si agentes que teimam em fazer de tudo para acabar com as suas vidas.

"Barry Seal Traficante Americano"  (Netflix)

Baseado em factos reais, o filme conta a história de Barry Seal, um piloto de aviação oportunista que, nos anos 80, foi recrutado pela CIA para realizar uma das operações mais secretas da história dos Estados Unidos.

"A Múmia" (Netflix)

Na Antiga Mesopotâmia, Ahmanet (Sofia Boutella) vê os seus planos interrompidos quando está prestes a invocar Set, o deus da morte, de forma que juntos possam governar o mundo. Séculos depois, o local onde ficou mumificada é descoberto por acidente por Nick Morton (Tom Cruise) e Chris Vail (Jake Johnson), saqueadores de artefatos antigos que estavam na região em busca de raridades.

Saga "Missão Impossível" (SkyShowtime)

Os seis filmes da saga "Missão Impossível" são baseados na série de televisão da década de 1960, criada por Bruce Geller. Lançados entre 1996 e 2018 (com mais dois a chegarem às salas de cinema, este mês de julho e em junho de 2024), as longas-metragens centradas no agente Ethan Hunt constituem o 18º franchise mais lucrativo da história do cinema, estimando-se que tenham angariado só em receitas de bilheteira 3,5 mil milhões de dólares (3,13 mil milhões de euros) em todo o mundo.

"Top Gun Maverick" (SkyShowtime)

Lançado 36 anos depois do primeiro filme, a sequela acompanha a vida do piloto Pete “Maverick” Mitchell, desta vez no papel de professor de uma nova geração de destemidos ases pelos ares. O filme de ação foi o segundo mais lucrativo de 2022, atrás de "Avatar: O Caminho da Água", tendo faturado em bilheteira 2,3 mil milhões de dólares (2,06 mil milhões de euros) em todo o mundo.

Saga "Jack Reacher" (SkyShowtime)

Baseados na antologia criminal de Lee Child, os dois filmes contam a história de Jack Reacher, um major reformado do exército norte-americano. Depois de ter deixado as forças armadas aos 36 anos, Reacher vagueia pelos Estados Unidos, aceitando trabalhos estranhos e investigando situações suspeitas e perigosas.

"Esquecido" (SkyShowtime)

Num futuro distópico, a radioatividade na Terra deixou-a imprópria para a vida humana. Os poucos humanos que restaram vivem acima das nuvens. O técnico de manutenção Jack Harper (Cruise) encontra uma mulher numa nave destruída, o que desencadeia uma série de eventos inesperados e revela um terrível segredo.

"Relatório Minoritário" (SkyShowtime)

Baseado num conto de Philip K. Dick e realizado por Steven Spielberg, a ação do filme decorre em Washington D.C. no ano de 2054, numa altura em que os crimes foram erradicados. Tom Cruise é John Anderton, detetive e coordenador da unidade de Pré-Crime — que, através de uma tecnologia inovadora, permite prender os assassinos antes de estes cometerem crimes. 

"Guerra dos Mundos" (SkyShowtime)

Ray Ferrier (Tom Cruise), um trabalhador das docas com dois filhos, presencia o surgimento de uma gigantesca máquina de guerra, que emerge do chão e destrói tudo o que encontra. Trata-se do início de um ataque alienígena à Terra, que faz com que Ray pegue nos seus filhos e tente protegê-los, levando-os o mais longe possível das armas extraterrestres.

"Vanilla Sky" (SkyShowtime)

Neste remake do filme "Abre los Ojos", do espanhol Alejandro Amenábar, David Aames (Tom Cruise) é um editor nova-iorquino herdeiro de uma enorme fortuna. Um dia, o seu melhor amigo apresenta-lhe Sofia (Penélope Cruz) e David apaixona-se imediatamente pela sua beleza e ingenuidade. No meio está Julie Gianni (Cameron Diaz), outra namorada de David, que também quer definir a sua relação com o editor e que forma o terceiro vértice deste triângulo amoroso.