Filmes de terror já são um clássico para o serão da noite de Halloween. O medo e a intensidade presentes fazem desta noite ainda mais arrepiante, e até os mais destemidos saltam da cadeira. Alguns com cenas mais sangrentas e outros com a mania da perseguição, existem filmes para todos os gostos.

Dia das Bruxas de luxo. Sublime Comporta Beach Club celebra Halloween à beira-mar
Dia das Bruxas de luxo. Sublime Comporta Beach Club celebra Halloween à beira-mar
Ver artigo

Aproveitando que esta sexta-feira, 13 de outubro, é considerado, por alguns, um dia mais azarado, a MAGG reuniu 13 filmes de terror para o serão deste dia, mesmo em jeito de começar mais cedo o fim de semana. Desde filmes mais icónicos dos anos 70 até aos filmes mais recentes, o terror e suspense estão presentes em qualquer produção. 

Se o que pretende é seguir Annie e sua família enquanto enfrentam forças malignas em "O Hereditário", ou maratonar os filmes dos franchises "Halloween" e "Jogos Mortais", prepare-se para uma noite de luz acesa e janelas fechadas, para que não tenha medo do que se passa fora de casa.

"O Exorcista" (Prime Vídeo)

O Exorcista 1973

O primeiro filme, lançado em 1973, é baseado no livro homónimo de William Peter Blatty. Considerado um clássico do género de terror, o filme acompanha a história de Regan MacNeil (Linda Blair), uma menina de 12 anos que é possuída por um demónio. Quando começa a levitar e a falar línguas desconhecidas, a mãe, Chris MacNeil (Ellen Burstyn) começa a procurar ajuda, mas ninguém lhe consegue dizer o que está mal com a filha. Depois de várias tentativas, Chris consulta os padres Lankester Merrin (Max von Sydow) e Damien Karras (Jason Miller), que descobrem o que aconteceu, dizendo que Regan precisará de um exorcismo.

Em outubro de 2023, estreou-se "O Exorcista: Crente", que ainda se encontra nos cinemas portugueses. Com a missão de continuar o legado que o primeiro filme deixou, esta produção conta a história de Victor Fielding (Leslie Odom Jr.), que tem criado a sua filha Angela (Lidya Jewett) sozinho, depois se a sua esposa ter morrido num terramoto no Haiti. Quando Angela e sua amiga Katherine (Olivia O´Neill) desaparecem na floresta e voltam sem memória, Victor é obrigado a confrontar o mal, e vai à procura da única pessoa que experienciou o mesmo: Chris MacNeil.

"Halloween" (Prime Video)

Halloween

Franchise de terror, "Halloween" conta já com 12 filmes, o primeiro de 1978. A história inicial começa em 1963, quando Michael Myers (Nick Castle), um rapaz de seis anos, mata a sua irmã, (Sandy Johnson) com várias facadas, em pleno Dia das Bruxas. Internado num hospital psiquiátrico durante 15 anos, Myers consegue fugir numa noite de Halloween e continua disposto a perseguir e matar outros adolescentes. Michael Myers acabou por ter tanto sucesso que se tornou num produto da cultura, tendo jogos, livros e bonecos da sua personagem. O primeiro filme do franchise está disponível na Prime Video, assim como os filmes de 2018 e 2021.

"A Bruxa: A Lenda de New-England" (Prime Video)

A Bruxa

O filme passa-se no século XVII, onde William (Ralph Ineson) é um puritano excomungado que decide viajar para longe com a esposa Katherine (Kate Dickie), a filha Thomasin (Anya Taylor-Joy), o filho Caleb (Harvey Scrimshaw) e os gêmeos Mercy (Ellie Grainger) e Jonas (Lucas Dawson). A família, que passa a morar num local isolado, à beira do bosque, dá as boas vindas a um novo integrante, Samuel, que nasceu na casa nova. No entanto, o bebé desaparece e o caos instala-se. Enquanto procuram por Samuel, cada membro da família vai enfrentar os seus piores pesadelos.

"O Exorcismo de Emily Rose" (Netflix)

O Exorcismo de Emily Rose

Emily Rose (Jennifer Carpenter) é uma jovem que decidiu deixar a sua casa e entrar na faculdade, mas, um dia, enquanto estava sozinha no seu quarto, teve uma alucinação assustadora, que a fez perder a consciência no momento. Com as alucinações a piorarem, Emily aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo, já que é bastante católica.

Quem realiza a sessão é o sacerdote da sua paróquia, o padre Richard Moore (Tom Wilkinson). Porém Emily morre durante o exorcismo, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato. Erin Bruner (Laura Linney), uma advogada famosa, aceita pegar no caso e defender o padre, mas à medida que o processo evolui o ateísmo de Erin é desafiado.

"Carrie" (Prime Video)

Carrie

Adaptado do romance de Stephen King, "Carrie" é também um clássico deste género. A quieta e sensível adolescente Carrie White (Sissy Spacek) enfrenta bulliyng na escola e abusos em casa por parte da sua mãe Margaret (Piper Laurie), uma fanática religiosa que a protege com garras e dentes. Quando algo estranho começa a acontecer com Carrie, ela acha que são forças sobrenaturais, e acaba por endoidecer ainda mais. Carrie acaba por libertar os seus poderes telecinéticos depois de ser humilhada pelos colegas no baile de finalistas.

"The Conjuring - A Evocação" (HBO Max)

The Conjuring

Esta história dramática da família Perron é um dos filmes de terror mais conhecidos atualmente. Durante a década de 1970, a família afirmava ter sido assombrada por espíritos malignos na sua própria casa e decidem pedir ajuda a Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga) Warren, dois especialistas em casos paranormais. Depois de uma primeira avaliação por parte dos Warren, os dois descobrem que as aparições estão relacionadas com um evento com mais de um século, associado ao assassinato de crianças. Assim, para que a família Perron se possa ver livre, é preciso exorcizar os espíritos que ali habitam. Para além deste, "The Conjuring" tem mais dois filmes, também disponíveis na plataforma HBOMax.

"A Purga", 2013 (Netflix)

A Purga

Quando o governo norte-americano diz que as prisões estão demasiado cheias para receberem novos reclusos, uma nova lei é criada, permitindo todas as atividades ilegais durante 12 horas. Este período, chamado de Purga, é marcado por milhares de assassinatos e outros atos de violência por todo o país com o intuito, segundo o governo, de permitir que todos os cidadãos libertem os seus impulsos mais violentos, garantindo a paz nos outros dias do ano.

Neste contexto vive a família de James Sandin (Ethan Hawke), um vendedor de sistemas de segurança que prospera graças à Purga. Quando o evento ocorre, no entanto, o filho de James (Max Burkholder) aceita abrigar um homem perseguido por psicopatas, e toda a família fica em perigo.

"Poltergeist", 2015 (Prime Video)

Poltergeist

"Poltergeist" conta a história de uma família que muda de casa e, logo após a mudança, Griffin (Kyle Catlett), o filho do meio, nota que alguma coisa está errado. Numa noite, Griffin acorda e encontra a sua irmã Madison (Kennedi Clements) a falar sozinha em frente à televisão, o que confirma as suas suspeitas. Uns dias depois, os pais Eric (Sam Rockwell) e Ammy (Rosemarie DeWitt) saem de casa e deixam a filha mais velha, Kendra (Saxon Sharbino) a cuidar dos irmãos, mas, nessa mesma noita, Kendra vai até à cave e é puxada por uma força sobrenatural e Madison desaparece.

"It" (Netflix)

It

"It" é mais um filme baseado no popular romance homónimo de Stephen King, escritor que vem aterrorizando os seus leitores há décadas. Após o desaparecimento misterioso de algumas crianças na cidade de Derry, no Maine, os "Losers Club", um grupo de pré-adolescentes são confrontados com os seus maiores medos quando iniciam um confronto com o maquiavélico palhaço Pennywise (Bill Skarsgård), cujo historial de crimes e violência é já bastante longo. O líder do grupo, William "Bill" Denbrough (Jaeden Martell) perdeu o seu irmão para o palhaço, o que faz com que queira acabar com os seus crimes. O segundo filme, "It: Capítulo Dois", também está disponível na Netflix.

"Jigsaw" (Netflix)

Jogos Mortais

Os filmes giram em torno do infame Jigsaw, também conhecido como “The Jigsaw Killer”, cujos sinistros testes de sobrevivência empurram as vítimas para limites extremos. A saga teve início em 2004 e, desde então, expandiu-se para mais nove filmes, sendo que o último sai no final deste mês de outubro. A trama central gira em torno de John Kramer (Tobin Bell), o Jigsaw, que aborda as vítimas de uma forma desconcertante. Os primeiros dois filmes, de 2004 e 2005, estão disponíveis na Netflix.

"Chucky, o Boneco Diabólico" (Prime Video)

Chucky

"Chucky, o Boneco Diabólico" conta a história de um serial killer que é morto num tiroteio com a polícia, mas antes de morrer utiliza os seus conhecimentos de vodu para transferir a sua alma para um boneco. Mais tarde, Andy Barclay (Alex Vincent) recebe este brinquedo como presente, mas, quando tenta alertar que o boneco está vivo, a mãe (Catherine Hicks) e um detetive da polícia (Chris Sarandon) só acreditam passado algum tempo, depois de o brinquedo ter feito várias vítimas. No entanto, o boneco está mais interessado no rapaz, pois acredita que só no corpo dele é que poderá continuar vivo, o que faz com que o menino fique em perigo.

"Midsommar: O Ritual" (Prime Video)

Midsommar

Pode não ser terror no mais puro sentido da palavra, mas vai certamente mexer com a cabeça de quem vir "Midsommar". A história centra-se na estudante de psicologia Dani (Florence Pugh), que viveu uma tragédia: a irmã matou os pais e, de seguida, cometeu suicídio. Christian (Jack Reynor), o seu namorado altamente tóxico, tem a intenção de terminar o namoro, mas desiste da ideia ao vê-la a entrar numa depressão. Os dois vão numa viagem com um grupo de amigos para uma vila no interior da Suécia, e as situações começam a ficar fora de mão. Um festival que celebra o início do solstício de verão começa e, em vez de férias tranquilas, a viagem acaba com direito a rituais bizarros pagãos que envolvem sacrifícios e muitas drogas.

"A Órfã" (Netflix)

A Órfã

"A Órfã" conta a história de Kate (Vera Farmiga) e John Coleman (Peter Sarsgaard), que ficam arrasados depois de a mulher sofrer um aborto. Apesar de já ter dois filhos, Daniel (Jimmy Bennett) e a surda muda Maxime (Aryana Engineer), o casal decide adotar uma criança. Durante uma visita a um orfanato, os dois ficam apaixonados por Esther (Isabelle Fuhrman), mas o que eles não contavam é que a história da menina fosse tão sinistra, ficando dia após dia cada vez mais misteriosa.