Sim, leu bem: um Galo de Barcelos gigante, com cerca de dois metros de altura e criado a partir de paus de gelado, fichas de póquer, brinquedos e outros objetos que, à partida, não estamos habituados a ver associados a exposições de arte.

Mas vamos a datas. Entre 11 de maio e 11 de junho, pode encontrar esta e outras obras do artista britânico de renome Robert Bradford, no Amoreiras Shopping Center, em Lisboa.

Além da interpretação do Galo de Barcelos, um símbolo nacional, pelo artista, pode ver ainda ver 13 obras de arte de cores, dimensões e mensagens impactantes. Tudo isto, claro, usando apenas objetos de plástico e reciclados. Esta abordagem, a utilização de brinquedos descartáveis nas suas obras, coloca questões importantes relacionadas com a reutilização, o consumo excessivo e desperdício na sociedade contemporânea.

Já pode ver as obras do artista Robert Bradford pela primeira vez em Portugal — e uma delas é um Galo de Barcelos gigante
créditos: FILIPA LINDMARK

Destas 14 obras, 11 são tridimensionais, destacando-se pela ironia, cor e diversão — criadas com base numa forte mensagem ambiental. Pode encontrar esculturas de animais, anjos, soldados, macacos ou elefantes feitos à base de uma enorme variedade de materiais.  São ainda apresentadas três pinturas do artista da série “Trash Art”, resultado do seu trabalho mais recente de bidimensionalidade.

E para o caso de se estar a perguntar quantas peças estão envolvidas em cada obra, nós temos uma estimativa para lhe dar. Algumas das suas obras contam com cerca de 3 mil peças de brinquedos.

O Galo de Barcelos gigante, que pode ver no Amoreiras Shopping Center, por exemplo, foi feito única e exclusivamente para esta exposição em Portugal e conta com entre 1.500 a 2 mil peças de madeira e plástico, brinquedos, fichas de póquer ou até paus de gelado.

A reinterpretação deste símbolo nacional é, segundo o artista, "uma representação criativa e original da cultura portuguesa, incorporando elementos tradicionais numa abordagem atual e sustentável". Transmite, além disso, uma mensagem sobre "a importância de preservação cultural e do uso criativo de materiais reciclados na arte contemporânea", explica Bradford, em comunicado.

Esta exposição única em Portugal representa "uma oportunidade para os visitantes do shopping" experienciarem "a área contemporânea num local de acesso público e de grande circulação", explica o Amoreiras através de um comunicado oficial.

Já pode ver as obras do artista Robert Bradford pela primeira vez em Portugal — e uma delas é um Galo de Barcelos gigante
créditos: FILIPA LINDMARK

Além disso, e a par da mostra de Robert Bradford, o Amoreiras Shopping Center abraça uma iniciativa solidária. De 11 a 31 de maio, o shopping realiza uma recolha de brinquedos, jogos e livros que se encontrem em bom estado para, posteriormente, os oferecer a crianças e jovens do Centro de Promoção Juvenil — Casa da Estrela.

Os brinquedos a serem doados poderão ser deixados no recetáculo devidamente instalado junto ao Balcão de Informações do Amoreiras.