Acontece este sábado, 22 de julho, o Rock in Rio Febras. O festival de verão que causou polémica espera a presença de quatro mil pessoas em Briteiros São Salvador, Guimarães. Apesar de a entrada no evento ser gratuita, a lotação do espaço já se encontra esgotada.

Este festival de música rock e comercial terá uma praça de alimentação e uma zona lounge e contará com atuações de bandas e DJ's do concelho de Guimarães. São eles Quarta às Nove, Segundo Minuto, Gaspea, Ledher Blue, Smartini, DJ Pedro Conde, DJ Berto, DJ Gordilho, DJ Juanito Caminante e DJ Crocky Girls.

Rock in Rio Lisboa já reagiu ao Rock in Rio Febras. Organização comenta o "alarido causado"
Rock in Rio Lisboa já reagiu ao Rock in Rio Febras. Organização comenta o "alarido causado"
Ver artigo

"A zona norte do concelho de Guimarães tem, tradicionalmente, uma forte presença de bandas e adeptos de Rock, com os primeiros festivais do género a acontecerem há várias décadas e alguns a alcançarem um sucesso considerável, que foi além das fronteiras do concelho", informam, no site.

Adiantam ainda que o "evento surge com o intuito de reforçar esta tradição e de dar palco ao talento local, que existe em abundância". "Paralelamente, o festival tem também uma forte componente solidária. As receitas revertem na íntegra para apoiar o funcionamento do Centro de Dia da Casa do Povo de Briteiros", adiantam, também.

A empresa responsável pelo Rock in Rio Lisboa terá notificado a organização com o objetivo de mudarem de nome, pelo que a segunda edição do festival ficou bastante mediática. O Rock in Rio Lisboa terá alegado, de acordo com o Rock in Rio Febras, que estariam a usar indevidamente a marca e a fazer concorrência desleal.

"Amigos do Festival de Rock que acontece perto do Rio Febras. Foi com muito humor e boa disposição, mas também com um certo sentimento de satisfação que fomos surpreendidos pelo alarido causado pela notificação que vos foi enviada sobre o uso indevido da nossa marca registada pelo vosso tão engraçado comunicado", afirmou o Rock in Rio Lisboa no Instagram.

"Agradecemos por reconhecerem a nossa energia contagiante e diversidade musical e, sobretudo, a nossa história que conta já com mais de 38 anos. Queremos abraçar toda a comunidade do festival", escreveram, ainda, desejando "de coração o melhor", assim como cita o "Diário de Notícias".