Atenção: este texto contém spoilers sobre o primeiro episódio da quarta temporada de "O Clube"

Três anos depois da estreia da primeira temporada, as portas da casa de diversão noturna mais famosa da ficção portuguesa voltam a abrir-se. A série-estrela da plataforma de streaming da SIC regressa com novas adições ao elenco (Júlia Palha, Soraia Tavares, Ivo Lucas, Mariana Pacheco, entre outros) e o regresso de personagens marcantes interpretados por Margarida Vila-Nova, Vera Kolodzig e Lourenço Ortigão.

A MAGG viu o primeiro dos 12 episódios da nova temporada, já disponível na OPTO SIC. Os restantes serão lançados semanalmente, às sextas-feiras.

"Quando as mulheres são boas na sua arte, eles acreditam. Pagam o que for preciso e aceitam todas as condições", ouvimos, em voz off, dizer Maria (Vera Kolodzig). No prelúdio deste episódio, sucedido de um genérico escaldante com todas as protagonistas femininas, ficamos já a perceber que vai haver um crime.  À porta de "O Clube", Viana (José Raposo) conta agora com a ajuda de Jaime (Ivo Lucas), um inexperiente segurança que vai aprender todas as manhas e segredos da noite.

"O Clube" reabre já em setembro. Conheça as novas (e escaldantes) contratações
"O Clube" reabre já em setembro. Conheça as novas (e escaldantes) contratações
Ver artigo

O Clube tem agora uma sala secreta, a Sala VIP, só acessível a clientes mais abastados, onde se paga uma nota danada para entrar. 1000€ para sermos mais precisos. E, para entrar, é preciso uma ficha, e não uma "chapinha", como salienta Maria. "Chapinhas usas nos carrinhos de choque". Mai' nada.

Veja as fotos

Américo Moreira (Rui Unas), um abastado empresário, comentador televisivo e frequentador assíduo do clube vai, em breve, deixar de o ser. Porque vai desta para melhor. Mas antes encanta-se por Eva (Júlia Palha), uma das novas contratações da casa (e estudante de Direito durante o dia). Protagonizam uma intensa cena de sedução e sexo num bruto casarão mas, na manhã seguinte, algo de errado acontece. E a sedução dá lugar à investigação (e à agitação no clube).

A Sala VIP d'O Clube
A Sala VIP d'O Clube créditos: NashDoesWork©2023

N'O Clube, as novas contratações têm de passar por uma espécie de test drive do patronato. Joanne (Sofia Arruda) e Lilianne (Soraia Tavares), satisfazem sexualmente Maria. Depois partilham cerejas e são, finalmente, aceites como funcionárias da casa. Joanne e Lilianne são assim uma espécie de pague 1 leve 2 e trabalham em equipa.  Miriam (Inês Pires Tavares) é a barmaid inexperiente, que vai ser colocada no olho do furacão.

Vera (Margarida Vila-Nova), filha do antigo dono do clube, regressa ao espaço para trabalhar porque diz ter sido endrominada por quem lhe comprou o negócio. "Os inteligentes sabem que faz parte da vida ceder o lugar para os mais novos", diz Michele (Luana Piovani) quando Vera faz um comentário sobre o facto de esta não estar 'no terreno' com as funcionárias mais jovens.

"Dinheiro na mão, calcinha no chão" é a regra de ouro da Sala VIP, como salienta Maria, e até ficámos com vontade de estampar essa máxima numa T-shirt. Trata-se de um aviso às trabalhadoras da zona exclusiva do clube, que não devem aceder a contacto físico mais avançado antes de receberem o pagamento do mesmo. É sensato.

Diana (Mariana Pacheco), que é novata mas tem perfil no "Onlymates", chega e começa logo a faturar. Sorte para Maria e Michele, que se queixam que o negócio já não é o que era e precisam de soluções mais criativas para pôr a casa a faturar.  Por fim temos Rodrigo (João Jesus), jornalista durante o dia e cliente do clube nas horas vagas. Que, como não podia deixar de ser, dá mau nome à classe jornalística ao chibar-se todo sobre a investigação a Maria.

"Eva, não se assuste. Polícia Judiciária", diz Diogo Martins, investigador, depois de perseguir Eva num beco escuro. Subtil e nada assustador.

Diogo Martins é inspetor da Polícia Judiciária
Diogo Martins é inspetor da Polícia Judiciária créditos: NashDoesWork©2023

Desenvolvida por João Matos e realizada por Patrícia Sequeira, a série tem como pano de fundo a noite lisboeta e retrata jogos de sedução e poder, mas também de controlo, dinheiro e crime. É baseada nas histórias reais do porteiro do clube noturno lisboeta Elefante Branco.

Veja as fotos da apresentação de "O Clube"