Júlia Belard deu vida a Raquel Gameiro na quinta temporada de “Morangos com Açúcar”, na TVI, tendo sido uma das cinco protagonistas. A influenciadora digital de 35 anos publicou um vídeo no TikTok em que abordou o facto de ter feito de “gordinha” na série juvenil e o seu peso ter sido um problema na altura.

José Castelo Branco agride Pedro Pico à entrada do palacete de Betty, em Sintra (VÍDEO)
José Castelo Branco agride Pedro Pico à entrada do palacete de Betty, em Sintra (VÍDEO)
Ver artigo

“A primeira pergunta que toda a gente mais fazia era se eu tive de engordar para este papel. Não, eu não tive de engordar, eu já era... era como era, como estava na televisão. Quer dizer, não é bem como estava na televisão, porque a televisão engorda até oitos quilos. Engorda bastante e, portanto, eu parecia muito mais gorda na televisão do que era na realidade, mas eu não tive de engordar para o papel da Raquel. Aquele era exatamente o meu peso”, começa por esclarecer Júlia Belard.

A influenciadora digital adiantou ainda que “aconteceu precisamente o contrário”. “Eles pediram-me para eu emagrecer. A TVI, na altura a diretora de atores, marcou uma reunião comigo e pediu-me que eu perdesse um bocado de peso, porque estava a fazer muita diferença em relação às outras raparigas que eram muito mais magrinhas do que eu”, recordou, acrescentando que não lhe “custou propriamente interpretar o papel”.

Júlia Belard
Júlia Belard interpretou Raquel nos "Morangos com Açúcar 5".

“As pessoas até eram, no geral, muito, muito simpáticas comigo. Quando me viam na rua, diziam-me precisamente: ‘não és nada gorda, és muito bonita’ e eram muito gentis comigo”, confessa. Contudo, quando a sua família soube, “não concordou” que Júlia interpretasse o papel. “Acharam que isto podia trazer-me problemas na minha adolescência, que não fazia sentido eu estar a fazer de gorda, podia não ser bom para mim”, disse.

Para Júlia, “fazia todo o sentido participar” nos “Morangos com Açúcar” “e ter a experiência”, que “foi incrível”. Contudo, realça que “houve momentos em que pode ter sido difícil gravar algumas cenas”. “Houve realmente cenas que foram difíceis de gravar e houve momentos exigentes, sim, e em que eu pensava: ‘porque é que eu não sou magrinha como as outras? Porque é que o meu corpo é diferente? Porque é que eu tenho de estar a interpretar este papel e não posso estar a ser só uma rapariga normal?’. Houve momentos menos fáceis, mas no geral foi uma experiência incrível e eu voltava a repetir”, desabafou.

Veja o vídeo.

Júlia Belard, que conta com 150 mil seguidores no Instagram e 14,6 mil no TikTok, é mãe de dois filhos, Matias, 6 anos, e Sebastião, 1 ano, fruto da relação com Francisco Sérvulo Correia. Apesar de ter integrado várias novelas da TVI, como "Deixa Que Te Leve", em 2009, "Mar de Paixão", em 2010, "Anjo Meu", em 2011, "Doida Por Ti", em 2012, e "Mulheres", em 2014, acabou por se afastar da televisão.