Uma bebé nasceu no ar. Sim, leu bem. Esta segunda-feira, 15 de abril, durante o transporte de uma grávida já em trabalho de parto da ilha de Santa Maria para São Miguel, mais concretamente para Ponta Delgada, nos Açores, a criança acabou por nascer ainda durante o voo.

A mãe, com 35 semanas de gravidez e contrações de dois em dois minutos, estava a ser transportada no avião C-295M da Força Aérea Portuguesa (FAP), nota o jornal "Açoriano Oriental". A bebé acabou por nascer as 8h05 (hora dos Açores) desta segunda-feira, pouco depois de o avião descolar.

Bebé nasce com condição rara e mãe acredita que é porque comeu carne de gato na gravidez. "Senti-me muito culpada"
Bebé nasce com condição rara e mãe acredita que é porque comeu carne de gato na gravidez. "Senti-me muito culpada"
Ver artigo

"A futura mãe embarcou acompanhada por uma equipa de saúde civil e pouco tempo depois o avião levantou voo rumo a Ponta Delgada, tendo a grávida entrado na fase final do trabalho de parto. Dez minutos depois de descolar, a bebé nasceu a bordo do avião da Força Aérea, em pleno Oceano Atlântico”, revela o comunicado da FAP, segundo a mesma publicação.

A mãe, com 35 anos, e a recém-nascida foram encaminhadas para a unidade hospitalar local, e estão bem de saúde.

No entanto, este não é um acontecimento inédito: o mesmo avião da Força Aérea Portuguesa já viu nascer quatro crianças desde 2009, ano em que entrou ao ativo, sendo um dos partos de gémeas. No entanto, falando da FAP no geral, este é 35.º nascimento a bordo de aeronaves da Força Aérea Portuguesa. O primeiro acontecimento aconteceu a 13 de julho de 1993.