Desde o começo deste ano, já foram assassinadas seis mulheres em casos de violência doméstica, o que dá uma média de uma por semana. Seja pela mão dos maridos ou dos filhos, estas vítimas não resistem aos maus tratos. E os números, até agora, são assustadores.

No ano passado foram registados 30 323 crimes de violência doméstica, que resultaram em 2558 detenções, menciona o "Correio da Manhã". No total, foram registadas 22 vítimas mortais (17 das quais mulheres), em Portugal. Em 2024, Carmina foi o caso mais recente, este domingo, 11 de fevereiro.

Homem mata ex à facada na rua. Desde janeiro, já morreram 4 mulheres por violência doméstica
Homem mata ex à facada na rua. Desde janeiro, já morreram 4 mulheres por violência doméstica
Ver artigo

O homicídio aconteceu em Pedrógão, Torres Novas, mas apenas foi descoberto esta quarta-feira, 14 de fevereiro, de manhã, pelo genro da mulher, que estava morta dentro do polibã. Joaquim, o marido, de 62 anos, também estava morto, à entrada da casa de banho. Os vizinhos confundiram os tiros de caçadeira com foguetes.

Ao que tudo indica, Joaquim terá tirado a própria vida depois de assassinar a mulher de 58 anos. O homem teria um problema de saúde que lhe afetava as pernas e a mobilidade, mas, mesmo assim, ajudava a mulher no café que exploravam, da Sociedade Filarmónica União Pedroguense, refere o mesmo jornal.

Este domingo, foi emitido um alerta pela morte de uma outra mulher, de 55 anos, desta vez assassinada dentro de uma viatura, numa área descampada na Avenida de Ceuta, por um homem também ele com 55 anos. Em 2021, 16 mulheres morreram por violência doméstica, segundo o "Público". Em 2022, foram 24.

Contactos úteis

  • Linha de Apoio à Vítima (chamada gratuita): 116 006
  • Linha de informação ás vítimas de violência doméstica: 800 202 148
  • Infovitimas.pt
  • Linha de Saúde 24: 808 24 24 24
  • Número Nacional de Socorro: 112
  • Linha Nacional de Emergência Social: 144