Os primeiros Nike Air Jordan usados por Michael Jordan foram vendidos por um preço recorde, revelou a Sotheby's, marca imobiliária de luxo fundada em 1976 pela Sotheby's Auction House, e uma das referências em casas de leilões. O par de ténis foi vendido por um valor que superou em três vezes o preço estimado no leilão que se realizou este domingo, quebrando o recorde mundial de ténis, de acordo com a leiloeira.

No total, dez concorrentes de seis países diferentes competiram pelos ténis autografados Nike Air Jordan 1 da lenda do basquetebol. A licitação realizou-se online e fechou nos 560 mil dólares.

Quem é a Juanita Vanoy, a mulher que foi casada durante 17 anos com Michael Jordan e que foi apagada do documentário da Netflix
Quem é a Juanita Vanoy, a mulher que foi casada durante 17 anos com Michael Jordan e que foi apagada do documentário da Netflix
Ver artigo

"Após uma guerra de licitações que elevou o valor em 300 mil dólares nos últimos vinte minutos da venda, os ténis alcançaram mais de 3,5 vezes a sua estimativa de 150 mil dólares", disse a Sotheby's.

A venda quebra o recorde mundial de leilão de um par de ténis, estabelecido no ano passado pelo leilão da Sotheby's do "Moon Show" da Nike por 437 500 dólares.

"Michael Jordan usou o atual par de Air Jordan durante um ponto crucial da sua carreira e, assim, catapultou a popularidade dos ténis", disse a Sotheby's. O basquetebolista dos Bulls usou os ténis até 29 de outubro de 1985, quando partiu o pé e, posteriormente, teve que abandonar a segunda temporada durante 64 jogos enquanto recuperava.

Muitos anos mais tarde, estes Air Jordan 1 agora vendidos foram usados pelo jogador no seu primeiro jogo de regresso à NBA, depois de um ano e meio de pausa. Quando o jogo acabou, Jordan tinha os pés em sangue. Este episódio ficou conhecido no episódio 6 da série documental "The Last Dance", que está a ser transmitida pela Netflix, que lança esta segunda-feira, 18 de maio, os dois últimos capítulos. Este leilão coincidiu com a conclusão da seréi documental.

A série teve dez episódios e o primeiro capítulo saiu em abril. Com uma média de 6,1 milhões de telespectadores, este é o documentário da ESPN (emitido pela Netflix) mais visto de sempre.