Assim como em Portugal, Espanha é um país que tem várias aldeias no interior a ficarem cada vez mais com menos população, tanto devido às deslocações dos habitantes para cidades que podem oferecer mais, como também pelo envelhecimento da população. É cada vez mais comum existirem aldeias que estão “à beira do desaparecimento”, como cita o jornal “El Español”, tendo, em média, 100 habitantes, o que acaba por prejudicar o seu desenvolvimento. 

Menino britânico que desapareceu em Espanha há 6 anos reaparece numa esquadra francesa
Menino britânico que desapareceu em Espanha há 6 anos reaparece numa esquadra francesa
Ver artigo

No entanto, quem mora nestas aldeias não quer ficar esquecido e, ao contrário do que normalmente acontece, a população não baixou os braços. Em vez disso, criaram estratégias para atrair novos habitantes para a zona, para conseguirem manter vivas as suas ruas e casas, mas sobretudo para conseguirem aumentar a população e manter em funcionamento alguns dos serviços locais, não deixando as suas aldeias desaparecerem. 

Este é o caso de uma aldeia da província de Guadalajara, que fica a pouco mais de uma hora de distância da Comunidade de Madrid. A proposta do município de Irueste e que tem, atualmente, 80 habitantes (40 no inverno), é dar alojamento gratuito a pessoas que aceitem gerir o bar da aldeia, que se encontra fechado.

Esta iniciativa começou depois de os antigos proprietários se terem reformado e fechado o bar, que era o ponto de encontro para muitos dos habitantes de Irueste, já que era o único da aldeia. O encerramento acabou por ser um duro golpe para a comunidade, pois era o único centro de lazer para a população, e isto levou a que o presidente da câmara, Pedro del Olmo, lançasse esta proposta. 

Assim, as candidaturas para a gestão do bar começaram a ser enviadas para a câmara Municipal, e várias pessoas já as preencheram. Os escolhidos (que ainda não foram selecionados) para esta tarefa terão apenas de pagar 10€ por mês de renda, mais 30% dos custos de eletricidade, para terem usufruto da casa e do bar. Como se lê no anúncio, este é um “trabalho para pessoas de todas as idades, especialmente as que têm filhos ou que querem constituir família e viver numa aldeia tranquila que oferece trabalho e casa para toda a família”.

A pessoa ou família que aceitar este desafio receberá uma casa na Plaza de la Iglesia, recentemente remodelada, com dois quartos, sala, cozinha e casa de banho, para além das instalações do bar. O local está também equipado com uma cozinha industrial onde os anteriores proprietários preparavam almoços e jantares, tanto para consumo no local como para levar, de modo a conseguir manter as tradições do antigo bar.

Todos aqueles que procuram uma vida tranquila para fugir à confusão da cidade estão convidados a candidatarem-se através do email ayuntamientodeirueste@gmail.com, para ajudar uma província a não desaparecer do mapa. Tendo em conta as crises de habitação existente no país e a dificuldade em encontrar trabalho (duas situações também recorrentes em Portugal), a câmara municipal de Irueste assume que esta é a opção perfeita para desenvolver um projeto de vida.