Aconteceu em Kenwick, na Austrália. Uma mulher de 93 anos pegou fogo a si mesma acidentalmente depois de tentar acender um cigarro enquanto estava numa paragem de autocarro, na sexta-feira, 25 de agosto. Foi ajudada por pessoas que por ali passavam, mas não resistiu.

A mulher, chamada Maria, era conhecida pela maior parte dos locais, porque tinha uma rotina bastante fixa. "Ela ficava sempre naquela paragem de autocarro para fumar um cigarro", contaram ao "Daily Mail". Várias pessoas testemunharam o momento e tentaram ajudar.

Família tentou fugir aos incêndios do Havai de carro. Pais e os dois filhos morreram dentro da viatura
Família tentou fugir aos incêndios do Havai de carro. Pais e os dois filhos morreram dentro da viatura
Ver artigo

Houve quem ligasse para as urgências e também quem se esforçasse por apagar as chamas, cuja origem permanece desconhecida (embora existam teorias de que a roupa que a senhora usava era inflamável). "O cabelo e o corpo dela estavam a arder, fiquei chocada. Ela só tinha os sapatos... foi horrível", relatou uma testemunha ao mesmo jornal.

"Nunca me vou esquecer dos olhos dela a olharem para mim. Tudo o que eu conseguia dizer-lhe era que a ajuda vinha a caminho", revelou ainda a testemunha. Maria sofreu queimaduras graves e foi levada no mesmo dia para o Fiona Stanley Hospital.

Embora parecesse estar estável, acabou por não resistir aos ferimentos e a morte foi declarada no sábado, 26. A situação está a ser tratada pelas autoridades como um acidente. Porém, ainda não é certo o que fez com que a mulher de 93 anos ardesse ao tentar acender o cigarro.