Málaga, em Espanha, vai ter um cemitério público para animais de estimação já no final desde ano e será o primeiro no país. Assim, os donos de cães ou gatos poderão enterrá-los e visitá-los sempre que quiserem. Além disso, terão a opção de os cremar.

A construção envolverá um investimento de mais de um milhão de euros, de acordo com a câmara municipal de Málaga. O complexo vai contar com um edifício de atendimento ao cidadão, com zona de receção, gabinete administrativo e veterinário e sanitários, um crematório, uma sala de despedida, um espaço verde para o depósito de cinzas e uma zona de enterro, segundo o "La Vanguardia".

Este cão chama-se Finn e foi esfaqueado para salvar o dono. O homem mudou a vida para se dedicar aos animais
Este cão chama-se Finn e foi esfaqueado para salvar o dono. O homem mudou a vida para se dedicar aos animais
Ver artigo

O município vai dar aos cidadãos a possibilidade de cremar ou enterrar os seus animais de estimação por um preço entre os 170€ e os 250€, consoante o peso. Além disso, também vão haver outros serviços, como a transferência de animais mortos, a celebração de uma cerimónia de despedida, o aluguer de columbários ou o cancelamento do registo dos patudos.

"Para determinar as tarifas, foram tidos em conta os preços praticados noutros cemitérios de animais de companhia em Espanha e nos crematórios de animais da província, bem como o estudo de viabilidade realizado para a sua implementação", explicou a autarquia, acrescentando que a criação deste cemitério deve-se “à crescente sensibilidade social” relativamente ao “respeito e cuidado dos animais”.