Os arcos que formam o logótipo da McDonald's são inconfundíveis. Que atire a primeira pedra quem não conhece o famoso "M" amarelo (e quem nunca quis fazer uma paragem rápida ao avistá-lo numa qualquer autoestrada). Mas sabia que há um local em que esta letra não está revestida do tom que habitualmente lhe reconhecemos?

Esta é a realidade de um estabelecimento da cadeia de restaurantes em Sedona, uma cidade no deserto do Arizona, Estados Unidos, onde o logótipo da marca ganha destaque por apresentar um tom bem diferente – um azul turquesa. E a razão por trás desta decisão é mais simples do que se acha. Nós explicamos.

Veja o vídeo.

Ao contrastar com a imagem mundial da McDonald's, os arcos desta localidade pitoresca mudaram de identidade em 1998, quando um empresário local, Greg Cook, decidiu que iria abrir um destes restaurantes. Contudo, o facto de o logótipo ser amarelo fazia com que se destoasse da paisagem árida, composta por elementos rochosos avermelhados, de acordo com o "Creative Bloq".

Tendo em conta que era algo que causava distração, o proprietário do franchise abordou o Departamento de Desenvolvimento Comunitário sobre a abertura do restaurante e trabalharam em conjunto para encontrar uma solução. Foi assim que surgiu a ideia de optarem por adotar o azul turquesa do centro comercial vizinho, que foi considerado uma opção mais suave.

Alerta, nostalgia. McDonald's cria um Happy Meal para adultos — e também traz um brinquedo
Alerta, nostalgia. McDonald's cria um Happy Meal para adultos — e também traz um brinquedo
Ver artigo

O logótipo da cadeia de restaurantes em Sedona é o único do mundo a contar com um tom azulado. No entanto, não é o único a destacar-se por ter uma cor que não seja amarelo, já que em Monterey e em Rocklin, na Califórnia, é preto e vermelho, respetivamente, e em Paris é branco, segundo a "Taste of Home".

No entanto, até hoje, a cidade de Sedona continua a estar atenta a tudo aquilo que possa pôr em causa a paisagem local. É por isso que, além da McDonald's, está sempre a implementar novas leis que regulam o brilho dos sinais, a iluminação exterior e as cores dos materiais de tudo aquilo que seja construído nesta zona, avança a "Oddity Central".