Muitos pais têm receio de ter animais domésticos ao mesmo tempo que têm um bebé em casa, por recearem que a criança possa ficar com problemas alérgicos devido ao pelo dos animais. Só que um estudo divulgado esta quarta-feira, 29 de março, revela precisamente o contrário. Afinal, ter cães ou gatos junto a bebés até aos 3 anos pode ajudar a que as crianças tenham menos alergias.

Esta mulher só come uma vez por semana para ter dinheiro para alimentar os 6 gatos. "Não é justo abandoná-los"
Esta mulher só come uma vez por semana para ter dinheiro para alimentar os 6 gatos. "Não é justo abandoná-los"
Ver artigo

O estudo foi conduzido por investigadores japoneses e divulgado na revista científica Plos One. Ao todo, foram 66.215 crianças testadas, de diferentes países, todas elas com diferentes níveis de exposição aos animais domésticos. De todo o universo, 22% das crianças tinham um elevado nível de contacto diários e regular com cães ou gatos, mesmo desde quando ainda estavam na barriga das mães. E os resultados mostram que estes 22% das crianças tiveram uma"redução significativa" na incidência de alergias alimentares, embora nenhuma diferença significativa tenha sido observada com crianças de lares com cães ao ar livre, revela a SIC Notícias, que cita a Agência Lusa.

Ou seja, o que os resultados mostram é que as crianças com cães e gatos dentro de casa apresentam "uma probabilidade significativamente menor" de vir a ter alergias, por exemplo, a ovos, leite ou nozes. Os bebés que tiveram contacto regular com gatos, por exemplo, mostraram ser"significativamente menos propensos" a alergia a alimentos como ovos, trigo e soja.