Braga foi considerada a cidade portuguesa onde melhor se fala inglês, conquistando o primeiro lugar na classificação nacional, que faz parte do ranking mundial que analisa mais de dois milhões de adultos em 111 países e regiões, o EF English Proficiency Index — um ranking da EF Education First, uma empresa de educação internacional especializada no ensinamento de línguas de idiomas e viagens educacionais. A nível mundial, Portugal ficou em 9.º lugar no que toca aos países mais à vontade com o inglês.

A Miss Brasil mudou-se para Braga e criou uma agência de modelos para ajudar mulheres a serem top models
A Miss Brasil mudou-se para Braga e criou uma agência de modelos para ajudar mulheres a serem top models
Ver artigo

Pela primeira vez, Lisboa e o Porto não lutaram pelo primeiro lugar. A cidade portuense ficou em terceiro lugar, sem conseguir vencer a Coimbra, que ficou em segundo lugar. “É a primeira vez, desde que se publica este estudo, que Lisboa e Porto não lutam pelo primeiro lugar na lista de cidades portuguesas onde melhor se fala inglês", pode ler-se na análise ao estudo, que recorda que o Porto garantiu o primeiro lugar nos últimos três anos.

A proficiência em inglês no distrito de Braga foi avaliada com 640 pontos que, se observar no ranking, é semelhante a grandes capitais do mundo, como Amesterdão (673 pontos e a cidade que conquistou o primeiro lugar em toda a Europa) e Copenhaga (664 pontos).

Segundo o jornal "O Minho", Portugal teve resultados piores em comparação ao ano passado, tendo baixado 11 pontos no índice de proficiência no inglês e descido dois lugares, da sétima para a nona posição.

O declínio pode dever-se à pandemia, entre muitos outros fatores. “Os resultados deste ano refletem os impactos da pandemia. Desde um preocupante declínio na proficiência em inglês por parte dos mais jovens até à elevada proficiência fora dos grandes centros urbanos, o que acarreta implicações no trabalho remoto. É um relatório que espelha histórias de progressos notáveis e retrocessos”, explica a coordenadora do estudo, Kate Bell, citada pela mesma publicação.

O ranking mundial é liderado pela Holanda (1.º lugar), seguido de Singapura e Áustria (2.º lugar). Este ano a Suécia e a Finlândia (8.º lugar) ultrapassaram Portugal. A Holanda mantém o seu lugar no topo há três anos consecutivos, sendo o país que melhor fala inglês.