Duas cadelas morreram esta segunda-feira, 26 de junho, na zona dos Olivais, em Lisboa, depois de o dono as ter deixado durante algumas horas dentro do carro, ao calor. Os animais não resistiram às elevadíssimas temperaturas que se podem acumular dentro de uma viatura, que podem atingir mais de 50 graus em dias em que os termómetros marcam 30 na rua, alerta a organização Intervenção e Resgate Animal (IRA), que denunciou esta situação na sua página de Facebook.
"Duas cadelas acabaram de falecer, nos Olivais. Foram deixadas dentro do carro ao Sol, enquanto o seu detentor foi almoçar. Face às altas temperaturas que se fazem sentir, e ao pouco movimento que a rua tinha, o destino fatal destas duas meninas foi traçado pela negligência do seu detentor", denunciou a organização.
Recorde-se que na passada segunda-feira as temperaturas em Lisboa à hora de almoço superavam largamente os 30 graus. De acordo com uma tabela partilhada pela IRA na sua página de Facebook, ao fim de 20 minutos, num dia em que estejam 32 graus na rua, a viatura pode atingir os 48 graus. Ao fim de uma hora, um carro com os vidros fechados pode chegar aos 58 graus. Veja a tabela:
Ainda na mesma publicação, o IRA lembra que os animais "não conseguem abrir os vidros", nem "ligar o ar condicionado" ou "abrir a porta para sair". Muito menos podem "pedir socorro". Por isso, recomenda todos os donos que tenham animais a que os "deixem em casa" em dias de muito calor caso não os contigam manter "sempre protegidos". "Se está calor e precisa de levar o seu animal consigo, tem a obrigação de o proteger do sol e calor, mantendo-o hidratado e fresco".
A terminar, a organização de resgate animal diz que "preferia não ter de fazer esta publicação", mas que isso só aconteceu "porque estas duas meninas poderiam ter sido salvas se não fosse o facilitismo de algumas pessoas".