A Meta, empresa que detém o Facebook, Instagram e Whatsapp, pretende lançar assinaturas pagas aos utilizadores europeus para o Facebook e o Instagram, para que possam navegar nestas redes sociais sem anúncios e cumprir a legislação europeia sobre dados pessoais e publicidade direcionada, segundo revelou uma fonte ligada ao processo esta terça-feira, 3 de outubro.

A Meta está a trabalhar em várias fórmulas. Os assinantes podem pagar uma mensalidade de cerca de 10€ pela conta do Facebook ou Instagram no computador e 13€ para ter as redes sociais nos smartphones. Cada conta adicional que tenha acresce cerca de 6€ por mês ao total.

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Os utilizadores que não consintam que a Meta recolha os seus dados pessoais para efeitos de publicidade direcionada poderiam continuar a aceder às plataformas, mas teriam de pagar uma taxa, como avançou o "Wal Street Journal".

Tanto a Meta como a Google atingiram milhares de milhões de utilizadores com anúncios direcionados e personalizados a cada um, através dos dados pessoais que as empresas recolhem. Como a União Europeia (UE) há anos que luta contra o rastreamento de utilizadores da Internet sem o seu consentimento, nomeadamente com o Regulamento dos Mercados Digitais (DMA) que entrou em vigor no verão deste ano, a Meta tem até 6 de março de 2024 para cumprir as novas obrigações. Como tal, a empresa apresentou esta proposta aos reguladores no mês passado.

Em julho, o Tribunal de Justiça da UE decidiu que a Meta não tinha o direito de partilhar dados pessoais sobre os utilizadores entre as suas plataformas, já que estes “devem ser livres de recusar individualmente” e de “dar o seu consentimento a um tratamento específico de dados que não seja necessário para a execução do contrato, sem serem obrigados a abster-se completamente de utilizar o serviço”, conforme afirmaram.

Assim, sugeriram oferecer a estes utilizadores “uma opção alternativa equivalente não acompanhada desse tratamento de dados”, através do “pagamento de uma taxa adequada”, conforme escreve o "Jornal de Notícias".