Phillip Williams é vegan e cliente dos hambúrgueres vegetais da cadeia Burger King, como o Impossible Whopper, anunciado como 100% whopper e 0% carne, que esteve temporariamente disponível em Portugal e foi substituído pelo Rebel Whopper, que chegou a 12 de novembro a Portugal.

Mas o Impossible Whopper parece não ser assim tão 0% carne como diz a descrição no site, e foi por isso que Phillip Williams avançou com um processo esta segunda-feira, 18 de novembro, contra o restaurante da Burger King do sul da Flórida, nos Estados Unidos.

Confiante de que o hambúrguer era vegan de acordo com as informações online, Williams comprou-o. Depois de consumir o Impossible Whopper da cadeia de fast food, Williams veio a saber que o hambúrguer é grelhado no mesmo espaço que os de carne. 

O cliente considera que foi enganado pela Burger King, já que em nenhum momento foi alertado para esse facto e acabou por comer um hambúrguer com restos de carne, o que vai contra aquilo que defende e pela razão que é vegan.

Burger King revolta-se contra o Happy Meal e lança os “menus reais”

De acordo com o jornal britânico “The Guardian“, Phillip Williams apresentou a queixa em nome de todos os veganos e vegetarianos que não sabem que a cadeia de fast food cozinha os produtos vegetarianos desta forma. 

Contudo, no site da Burger King onde o Rebel Whopper é apresentado, há um pequeno aviso junto de um asterisco: “Para os clientes que procuram uma opção sem carne, um método de preparação diferente da grelha da carne está disponível mediante pedido”.

Esta não é a primeira notícia controversa sobre as opções vegetais do Burger King, já que no início de novembro, a Imossible Foods, empresa que desenvolve produtos à base de plantas que se parecem com carne e que fornece os hambúrgueres para a cadeia, revelou num relatório que o hambúrguer foi testado em ratos, algo que vai contra o veganismo. Alguns animais acabaram mesmo por morrer. 

Além do processo que apresentou, Williams pede que futuramente o Burger King indique explicitamente de que forma é que os hambúrgueres vegetarianos são cozinhados.