Depois do Snapchat, poderá o Instagram devorar também o TikTok? É o que vamos ver. A rede social de partilha de imagens promete lançar uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores criar pequenos clipes de vídeo, de apenas 15 segundos, com música, e partilhá-los nas Stories. Chama-se Instagram Reels e cada vídeo tem o potencial de se tornar viral ao figurar na secção dos Reels criados pela comunidade da plataforma.

Tal como acontece com o TikTok, a rede social chinesa que tem estado em crescimento desde que foi lançada em 2016, com os Instagram Reels vai ser possível usar banda sonora, disponibilizada pelo Instagram, ou usar o áudio do vídeo de outro utilização para fazer uma nova versão daquele vídeo.

Segundo escreve a revista de tecnologia “TechCrunch”, a nova ferramenta foi lançada esta terça-feira, 12 de novembro, mas por enquanto só vai estar disponível no Brasil — onde se chama Cenas. A ideia é que, nos próximos meses, vá chegado a mais países.

Descarreguei todo o histórico do meu Facebook. E descobri que ele sabe mais de mim do que eu

Robby Stein, responsável pela Gestão de Produtos do Instagram, diz à mesma publicação que “o TikTok merece todo o reconhecimento por ter tornado o formato popular”, ainda que admita que “partilhar vídeo com música é uma ideia universal que todos podem ter interesse em usar.”

E continua: “Nunca dois produtos podem ser exatamente iguais. O foco agora é perceber como é que podemos tornar esta funcionalidade única para os nossos utilizadores.”

A mesma publicação revela ainda que estas declarações de Stein são muito semelhantes àquelas que tornou públicas aquando da implementação das Stories de forma a concorrer com o Snapchat — que há três anos que não tem um crescimento significativo.

Tal como as Instagram Stories, também os Reels vão ter uma duração máxima de 24 horas a menos que sejam guardadas e marcadas no perfil.